quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fapema abre edital para bolsas de mestrado e doutorado

A íntegra da chamada pública está no endereço www.fapema.br.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com edital aberto para concessão de bolsas de mestrado e doutorado no estado do Maranhão. A íntegra da chamada pública está no endereço www.fapema.br. O edital tem como objetivo possibilitar o crescimento do ensino superior, por meio da concessão de bolsas a alunos dos cursos de mestrado e de doutorado, presenciais e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), desde que sediados em instituições públicas ou particulares sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão. Os recursos alocados para o edital são na ordem de R$ 1 milhão, alocados no plano de trabalho do ano de 2011 da Fapema, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (Sectec). Com os recursos espera-se conceder 70 bolsas de Mestrado.

Para o curso, os requisitos exigidos são que seja recomendado ou reconhecido pela Capes como um curso/programa acadêmico; estar em funcionamento ou ter seu início previsto até a data de submissão da proposta a esta chamada, conforme aprovação da Capes e mediante declaração institucional, emitida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão equivalente; manter atualizada as informações no Patronage sobre os bolsistas, e se responsabilizar pela seleção e acompanhamento dos bolsistas; fornecer à Fapema, por meio do seu coordenador ou representante legal, dados sobre o curso, e incluindo, as bolsas vigentes, sempre que solicitado.

Para o candidato os requisitos são: estar regularmente matriculado no curso/programa de pós-graduação proponente; ser selecionado ou indicado a bolsista pela coordenação do curso/programa; dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa do curso; apresentar e desenvolver projeto de pesquisa e plano de trabalho ao qual esteja vinculada a bolsa pretendida; não receber remuneração proveniente de vínculo empregatício ou funcional durante a vigência da bolsa, não acumular mais de uma bolsa, proveniente de qualquer agência ou órgão de fomento e residir no estado do Maranhão.

Editais abertos

Além desse, mais 19 editais estão abertos na página da Fundação. Entre eles, o Bolsa de Produtividade em Pesquisa (BEPP), Programa Bolsistas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (BITI) e o Programa de Bolsas de Iniciação Científica para Universidades Privadas (BIC- Particular), cujo prazo para submissão de propostas termina na próxima sexta-feira, 29.

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário