quarta-feira, 27 de abril de 2011

Acadêmicos de Direito Contra a Violência Doméstica

Projeto conscientiza alunos e responsáveis da legislação que os protege e de seus direitos

Os alunos do 7º período do curso de Direito da Unisulma, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, apresentaram um projeto de extensão na Escola Municipal Presidente Costa e Silva. “Violência doméstica e seus reflexos na sociedade” é o nome do trabalho que foi apresentado na tarde do dia 20 para os alunos, e seus responsáveis.

A violência é um problema que incomoda toda a comunidade global, ela se apresenta em diversas modalidades, agressões físicas, verbais e que trazem danos a todos os envolvidos. Neste contexto os acadêmicos buscam trabalhar um tema que, muitas das vezes, não é exposto, pois as partes injuriadas silenciam: a violência doméstica.

Maridos que agridem esposas, mães que agridem filhos, estudantes que agridem colegas de classe... Uma bola de neve imensa se forma e vai causando destruição por onde passa. Falta de estrutura familiar, educação ineficaz, ausência de diálogo ou um punho firme que ao invés de agredir, discipline e erga o indivíduo, são fatores que impulsionam os atos violentos.

Com embasamento teórico os acadêmicos do curso de direito trazem aos estudantes do ensino fundamental e aos seus responsáveis a conscientização de que há legislação que protege as vítimas de violência doméstica e que o acesso ao mundo jurídico é possível para aqueles que passam por problemas consequentes dessa mazela.

A turma se dividiu em cinco equipes: equipe 1 – coordenação geral do evento; equipe 2 – palestrantes para mães e responsáveis; equipe 3 palestrantes para adolescentes; equipe 4 – responsáveis por camisetas, crachás e coffee-break e equipe 5 – responsáveis por atendimento, avaliação do evento e elaboração do relatório final.

As atividades tiveram uma carga horária de atendimento de 4 horas e de extensão com 8 horas. A abertura se deu com falas de Nelson Alves Bezerra Filho, diretor da escola, e da coordenadora executiva Profª Sarah Lamarck. A partir das 15:50h realizaram-se duas palestras: 1ª – Violência doméstica contra a mulher sob o enfoque da Lei Maria da Penha; 2ª – Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes à luz do ECA. Às 16:45h foram realizados o atendimento e orientação jurídica, 17:10h o encerramento e às 17:20 o lanche.

O projeto foi idealizado pela acadêmica Direto Diana Barreto Costa e teve participação de todos os alunos da turma do 7º período de Direito, e foi muito bem recebido pelos presentes que agora podem evitar e solucionar problemas dentro e fora de casa por meio do exemplo.

*Fonte: www.unisulma.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário