terça-feira, 26 de abril de 2011

Cerca de 9 milhões de pessoas ainda não entregaram declaração do IR

Cerca de 9 milhões de pessoas ainda não entregaram declaração do IR

Receita recebeu quase 1,3 milhão de declarações apenas na segunda-feira.
Média diária de envios até o fim da semana deve ser ainda maior.

Nesta terça-feira (26), a três dias do fim do prazo da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010, a Secretaria da Receita Federal informou que cerca de 9 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento.

• Mais de 10 milhões de pessoas ainda não declararam Imposto de Renda

Apenas na segunda-feira (25), foram enviadas 1.278.643 declarações de IR, segundo a Receita, que apontou ainda o grande crescimento no fluxo se comparado com o início do mês. A média de envios na primeira semana de abril era de apenas 200 mil por dia.

Até as 11h desta terça, a Receita já havia recebido pouco mais de 15 milhões de declarações. A previsão é de que o total de documentos recebidos até sexta-feira (29), prazo final para o envio, fique em cerca de 24 milhões - o que indica que a média diária ao longo da semana deve superar a marca de quase 1,3 milhão de declarações enviadas na segunda.

Quem perder a data limite está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. Veja o guia que o G1 preparou sobre como preencher a declaração.

Última hora

A Receita sempre tem alertado para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço do órgão. O Fisco lembra ainda que o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada. Entretanto, o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora.

De acordo com especialistas, quem manda o documento mais cedo, sem erros ou omissões, tem mais chances de receber a restituição - quando houver direito a tal - nos primeiros lotes, pagos em meados de junho e de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano, pagos por volta do dia 15.



*Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário