quinta-feira, 28 de abril de 2011

COZINHA BRASIL forma multiplicadores de informações na Unisulma

Projeto que trabalha a qualidade, economia e reaproveitamento na alimentação

Esta semana a Unisulma recebeu a visita do Trailer do projeto Cozinha Brasil, que permanecerá até sexta feira desta semana, 29. O projeto é de iniciativa do SESI e tem total apoio da instituição. Alunos do curso de nutrição, do 2º e 4º período, estão recebendo aulas teóricas e práticas sobre alimentação.

O SESI iniciou o projeto Cozinha Brasil no ano de 2004 e, desde então, suas 30 unidades móveis vem percorrendo todo o território nacional. Instrutores e nutricionistas ministram cursos teóricos e práticos para os “multiplicadores de informações” (carga horária – 20H) e de “educação alimentar” (carga horária – 10H).

Das diversas questões abordadas nos cursos, todos gratuitos, temos questões como: noção de utilização integral de alimentos, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, grupos de alimentos, cuidados no preparo e higienização de alimentos, conservação de alimentos, rotulagem e alimentos funcionais (que previnem doenças).

O curso dado na Unisulma é o de 20H e apenas acadêmicos de nutrição, os agentes multiplicadores, estão recebendo as aulas. São duas turmas de aproximadamente 30 acadêmicos que recebem aulas teóricas no auditório e práticas nas dependências da instituição com suporte do trailer Cozinha Brasil.

A nutricionista responsável pelas aulas é Roberta Rodrigues Ribeiro. Ela explicou que após a conclusão do curso, as acadêmicas recebem material didático com referencial prático e teórico juntamente com um certificado emitido pelo SESI.

Francilene Oliveira Barbosa, formanda da 1ª turma de nutrição, especialista em Saúde Pública e orientadora de estágio de nutrição em saúde pública da Unisulma, afirma que o curso dará suporte para as alunas ministrarem palestras futuramente, com os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas, e que produz conscientização sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos.

Leila Chaves a Silva, também egressa da 1ª turma de nutrição, especialista em alimentação escolar e defendendo tese para especialização em nutrição clínica, afirma que participou do curso quando era acadêmica e que em seus empregos sempre utilizou as receitas para auxiliar trabalhadores de baixa renda a melhorar sua alimentação com refeições acessíveis e de qualidade.

*Fonte: www.unisulma.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário