quarta-feira, 27 de abril de 2011

Pesquisa Científica

FCRB/MinC receberá, até 25 de maio, inscrições de pesquisadores para bolsas de estudos

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada do Ministério da Cultura, está recebendo, até 25 de maio, inscrições dos interessados em bolsas de pesquisa nas áreas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico, dentre outros. As áreas disciplinares incluem um largo espectro das ciências humanas e das sociais aplicadas, além de letras e artes, museologia, arquivologia, biblioteconomia, arquitetura e conservação e restauração.

O edital selecionará bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da FCRB, cuja finalidade é formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico da FCRB.

“O concurso também pretende incentivar pesquisas em história, direito, filologia, estudos ruianos e políticas culturais, de modo a fortalecer o cumprimento da missão institucional da Fundação, que é o de promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística e congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira, contribuindo para o conhecimento da sua diversidade e para o fortalecimento da cidadania”, informa o presidente da FCRB, Wanderley Guilherme dos Santos.

De acordo com ele, as bolsas serão concedidas por um período de 1 (um) ano, podendo ser renovadas por um período de igual duração ou interrompidas ao final de cada seis meses, dependendo do desempenho do bolsista. Excepcionalmente, as bolsas de iniciação científica poderão ser renovadas por um terceiro período de um ano, a critério do orientador.

*Fonte: www.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário