quinta-feira, 14 de abril de 2011

Falta de apoio dificulta Pesquisa na Região Tocantina

Estudantes de Imperatriz destaques em feiras nacionais e internacionais têm dificuldades para participar dos eventos

Embora as escolas públicas e particulares incentivem a Pesquisa por meio de feiras de Ciências locais e regionais, a apresentação dos projetos que são destaques nesses eventos em outros estados do país e em exposições internacionais ainda é difícil e um convite a desistência de muitos promissores pesquisadores. Isso porque o apoio financeiro aos projetos credenciados para os mais importantes eventos científicos do país é incipiente e ineficaz para a ajuda aos estudantes.

Está previsto para o mês de junho o Espaço Ciência em Olinda, onde projetos de pesquisa serão apresentados por alunos de todo o país. Imperatriz será representada pelos alunos Carlos Pereira Martins (19) e Thiago Pinto (18), acadêmico do curso de Ciências Biológicas (Unisulma) sob a supervisão do professor Zilmar Timoteo Soares com o projeto: “Laboratório Alternativo: Uma proposta para dinamizar as aulas de ciências construídas a base de materiais recicláveis”.

Carlos e Thiago, alunos egressos do Centro de Ensino Edison Lobão, iniciaram o projeto na feira de ciências do colégio, a EXPOCIÊNCIAS. Os estudantes pediram auxílio ao professor Zilmar para confeccionar uma estufa feita de materiais reaproveitados, mas foram incentivados a construir um laboratório inteiro em vez de um único equipamento.

Condensador – garrafas pets; Estufa – alumínio e papelão; Pluviômetro – vidro e funil simples; Ampulheta – garrafas pets. Aquilo que para muitos é lixo, na mão dos alunos acaba se transformando em equipamentos “genéricos” aos de laboratórios caríssimos. E o melhor de tudo, o laboratório alternativo é móvel, segue os alunos na produção dos experimentos em qualquer local.

O trabalho levou o prêmio de primeiro lugar da EXPOCIÊNCIAS de 2010 (na categoria ciências humanas e na geral), primeiro lugar na categoria grupo da Semana do Meio Ambiente Unisulma 2010 (onde o prêmio foi uma credencial para participar da MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - RS), primeiro lugar na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciência e Engenharia na categoria de Ciências Humanas (como prêmio, credencial para Fenecit – Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia - Recife).

Na MOSTRATEC tivemos 21 países inscritos, 15.000 projetos apresentados, 300 pré- aprovados e o “Laboratório Alternativo” com o 2º melhor prêmio: uma credencial para o ESI - EXPO-SCIENCE INTERNATIONAL a ser realizado em julho de 2011 na Bratislava, Eslováquia. Está incluído no calendário dos alunos, além da Fenecit que acontecerá em setembro no Recife, a MOSTRATEC 2011 no Rio Grande do Sul, no mês de outubro, a Milset, outro evento internacional na agenda dos estudantes, a ser realizado em Tlaxcala - México no mês de novembro.

Benefícios do Laboratório Alternativo

Carlos espera que o projeto consiga auxiliar todas as escolas públicas da cidade, já que o laboratório é de fácil confecção, baixo custo e vem acompanhado de apostilas com instruções e planos de aulas com 28 experimentos. Embora o projeto seja viável, de fácil aplicação e com potencial para incrementar a estrutura de toda a rede pública de ensino, um problema grave assola o grupo: a falta de apoio.

Na participação da FEBRACE no mês de março deste ano, apenas Carlos pôde ir, e ele mesmo teve de pagar passagem e as despesas para se manter durante a feira. (Guilherme Barros – Estagiário ASCOM/UNISULMA)

*Fonte: www.unisulma.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário