sexta-feira, 1 de abril de 2011

Terceira Edição do Espaço Ciências

Estudantes de escolas públicas terão a oportunidade de praticar nos laboratórios o que é visto em sala de aula

Os acadêmicos e monitores bolsistas do curso de Ciências Biológicas da Unisulma, em parceria com os cursos de Nutrição e Enfermagem vão iniciar ainda neste semestre, a terceira edição do Projeto Espaço Ciências.

Idealizado pela Coordenadora do curso de Ciências Biológicas Iane Paula Rêgo Cunha com o apoio da coordenadora de laboratórios da faculdade, Vanderlene Brasil, o projeto teve início em 2010.

Realizado uma vez a cada semestre, o Espaço Ciências tem como finalidade apresentar para alunos do ensino fundamental e médio a parte prática dos conhecimentos assimilados de forma teórica na escola acerca das ciências naturais.

Nas aulas de biologia muito se fala sobre as células, microscópios, tecidos... Entretanto, o maior contato que as crianças têm com tudo isso se dá por meio de fotos, estampadas nas páginas de seus livros. Este é o retrato da triste realidade do ensino público na maioria dos colégios da Região Tocantina, e em alguns casos até do privado: a falta de laboratórios, de equipamentos que possam apresentar aos estudantes o que é dito em sala de aula.

É nesse contexto que entra em ação o Espaço Ciências. Os professores das escolas interessados em participar do projeto entram em contato com as organizadoras para agendar um horário, e dentro de alguns dias, são convidadas a trazer seus alunos, de duas a três turmas por vez, que fazem um circuito pré-definido pelos diversos laboratórios das áreas de Ciências Biológicas, Enfermagem e Nutrição.

A equipe sob a supervisão da Professora Iane Paula Rêgo é de aproximadamente vinte alunos, entre monitores e estagiários. Os acadêmicos são responsáveis por testar os equipamentos dos laboratórios, visando a segurança dos visitantes e o bom funcionamento das atividades.

O grupo de monitores é dividido entre os laboratórios: Anatomia, Bioquímica, Semiologia, Física, Microscopia, Nutrição, Fitoterapia, Biotério e Biologia.

São realizadas reuniões que decidem os dias das visitas e quem ficará responsável por cada laboratório. Cada grupo de alunos fica dez minutos em cada laboratório, as visitas vão de 14h até as 18h. As crianças sempre são acompanhadas pelos seus professores.

Ladisneyde Freitas, formanda do segundo semestre de 2010 em Ciências Biológicas e que está no projeto desde sua primeira edição, acredita que o estímulo às comunidades carentes que não têm acesso a laboratórios é de suma importância.

Ladislau Freitas, também formando do segundo semestre de 2010 em Ciências Biológicas e integrante do primeiro grupo diz que o projeto vem ilustrar a prática do que é visto em sala de aula criando estímulo e aproximando os alunos das ciências naturais.

Mais de 800 alunos de escolas públicas e particulares foram beneficiados pelo trabalho das professoras e dos acadêmicos da Unisulma. E a pretensão é de que, com a ampliação do projeto, mais crianças possam conhecer um universo incrível proporcionando um maior interesse pelas aulas.

*Fonte: www.unisulma.edu.br

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