segunda-feira, 18 de abril de 2011

Maranhão é o 2º em ranking de cheques sem fundos

Índice chegou a 9,22% em março. Número de cheques devolvidos cresceram pelo terceiro mês.

A inadimplência com cheques no Brasil segue apresentando elevação. Em março, foram devolvidos 2,13% de cheques, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em fevereiro, o percentual de devoluções havia sido de 1,83%, e em janeiro, de 1,70%. Apesar dos avanços mensais verificados, o primeiro trimestre de 2011 registrou o menor número de cheques devolvidos para o período nos últimos seis anos. De janeiro a março, houve 1,89% de devoluções de cheques. Em 2005, em igual período, este percentual havia sido de 1,74%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência com cheques cresceu em março em razão da sazonalidade e dos eventos econômicos. O terceiro mês do ano é caracterizado por fortes pressões sobre o orçamento familiar, provocadas por despesas como pagamento de parcelas do IPVA, do material escolar e os gastos com férias e carnaval. Além disso, em 2011 estão pesando os fatores conjunturais, como o aumento da inflação, que reduz o poder aquisitivo do consumidor, e o aperto monetário, fundamentado nos juros altos para controle dos preços, o que também encarece o crédito.

Por Estados e regiões, de janeiro a março, Roraima foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,88%). O Maranhão ficou em segundo lugar, com 9,22% dos cheques sem fundos. São Paulo, por sua vez, foi o Estado de menor percentual (1,45%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos três primeiros meses de 2011, com 4,03%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,55%.

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário