quarta-feira, 13 de abril de 2011

Rápido aumento de crédito deixa Brasil vulnerável, diz FMI

Rápido aumento de crédito deixa Brasil vulnerável, diz FMI

Os empréstimos bancários em economias emergentes cresceram em um ritmo mais forte do que nos cinco anos anteriores à crise financeira mundial.

Brasília – A aceleração do crescimento do crédito em países emergentes, como o Brasil, aumenta a vulnerabilidade e o risco de superaquecimento na economia, de acordo com um documento divulgado hoje (13) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo o Relatório sobre a Estabilidade Financeira Global (Global Financial Stability Report), lançado em Washington, de 2007 a 2010 os empréstimos bancários em economias emergentes, sobretudo na América Latina e na Ásia, cresceram em um ritmo mais forte do que nos cinco anos anteriores à crise financeira mundial.

De acordo com o FMI, os principais bancos no Brasil e na China expandiram seus balanços patrimoniais em mais de 100% no período, atingindo tamanho comparável ao de grandes bancos nos Estados Unidos e na Europa.

O crescimento acelerado do crédito, diz o relatório, trouxe consigo um aumento da vulnerabilidade dos bancos e dos riscos de deterioração na qualidade do crédito.

Uma série de medidas foi adotada no Brasil desde o ano passado na tentativa de conter esse crescimento. Apesar dos esforços, dados do próprio Banco Central indicam que o crédito continua crescendo no país.

O FMI voltou a alertar para as pressões inflacionárias em países emergentes que, como o Brasil, registraram crescimento "vigoroso" após a crise mundial – ao contrário do ritmo lento apresentado pelas economias avançadas.

Segundo o documento, esse bom desempenho veio acompanhado de maiores entradas de investimentos em carteira que estão exercendo pressão sobre alguns mercados financeiros emergentes e podem contribuir para o surgimento de bolhas nos preços dos ativos e pressões inflacionárias.



*Fonte?http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=77787

Nenhum comentário:

Postar um comentário