terça-feira, 19 de abril de 2011

Ministro garante ampliação do Porto do Itaqui

Ministro garante ampliação do Porto do Itaqui

Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, garantiu que o governo licitará obras para o píer petroleiro do porto

O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, garantiu que a licitação para a construção do berço 108 do Porto do Itaqui acontecerá no ano que vem. O anúncio foi feito durante uma visita ao Complexo Portuário de São Luís, ontem pela manhã.

A agenda começou com uma visita ao porto do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), passou pelo Terminal Portuário de Ponta da Madeira, da Vale, e concluída na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Depois o ministro e sua comitiva seguiram para o Palácio dos Leões, onde se encontraram com a governadora Roseana Sarney.

Para Leônidas o complexo portuário maranhense é de importância essencial para o período de desenvolvimento econômico pelo qual o país atravessa. “Estamos executando obras importantes aqui no Porto do Itaqui. O berço 108 já está em fase de análise de projeto para que a gente possa, se tudo correr bem neste ano, no próximo ano colocaremos em licitação e executaremos a construção do berço 108, porque entendemos que é de suma importância para o incremento da movimentação do Porto do Itaqui”, disse.

Além da construção do berço 108, a Secretaria Especial de Portos (SEP) executa a construção do berço 100, da retroárea do berço 100 e 101 e o alargamento do Cais Sul, obras que juntas significam um investimento federal de cerca de R$ 320 milhões, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Avaliação

Para Leônidas Cristino um dos principais atrativos do Itaqui é a localização. “O Itaqui é um porto estratégico para o Brasil. E por isso, o Governo Federal vai continuar investindo. O Brasil está crescendo na sua economia e necessita desses portos estratégicos e o Porto do Itaqui, sem dúvida nenhuma é de suma importância para o incremento e a melhoria da economia do Brasil.

E, para isso, nós vamos ajudar contribuir e participar efetivamente desse crescimento.”, assegurou o ministro. Ele informou ainda que há estudos em andamento e projetos sendo analisados para ampliar e melhorar a capacidade de movimentação de cargas portuárias no Itaqui. “Temos outros projetos para o Itaqui que estão em fase de análise de projeto e

de licitação, mas é claro que o Governo Federal tem todo o interesse de acompanhar de perto o desenvolvimento e movimentação do porto. Vamos sem dúvida nenhuma apoiar, contribuir e participar da gestão do Itaqui”, garantiu o ministro.

Leônidas ainda aproveitou a ocasião para falar sobe o a questão do PAC. Ele disse que todas as obras não são mais dividas entre PAC 1 e PAC 2. “Não existe mais PAC 2. Nós transferimos todos os recursos do PAC 1 para o PAC. Portanto, essas obras que estavam em andamento, em processo de licitação, como também os novos projetos que nós vamos encaminhar brevemente”, disse.

Do Porto do Itaqui, o Leônidas Cristino e comitiva seguiram agenda e se encontraram ainda com a governadora Roseana Sarney.


*Fonte: http://www.oimparcialonline.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário