Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, garantiu que o governo licitará obras para o píer petroleiro do porto
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, garantiu que a licitação para a construção do berço 108 do Porto do Itaqui acontecerá no ano que vem. O anúncio foi feito durante uma visita ao Complexo Portuário de São Luís, ontem pela manhã.A agenda começou com uma visita ao porto do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), passou pelo Terminal Portuário de Ponta da Madeira, da Vale, e concluída na Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Depois o ministro e sua comitiva seguiram para o Palácio dos Leões, onde se encontraram com a governadora Roseana Sarney.
Para Leônidas o complexo portuário maranhense é de importância essencial para o período de desenvolvimento econômico pelo qual o país atravessa. “Estamos executando obras importantes aqui no Porto do Itaqui. O berço 108 já está em fase de análise de projeto para que a gente possa, se tudo correr bem neste ano, no próximo ano colocaremos em licitação e executaremos a construção do berço 108, porque entendemos que é de suma importância para o incremento da movimentação do Porto do Itaqui”, disse.
Além da construção do berço 108, a Secretaria Especial de Portos (SEP) executa a construção do berço 100, da retroárea do berço 100 e 101 e o alargamento do Cais Sul, obras que juntas significam um investimento federal de cerca de R$ 320 milhões, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Avaliação
Para Leônidas Cristino um dos principais atrativos do Itaqui é a localização. “O Itaqui é um porto estratégico para o Brasil. E por isso, o Governo Federal vai continuar investindo. O Brasil está crescendo na sua economia e necessita desses portos estratégicos e o Porto do Itaqui, sem dúvida nenhuma é de suma importância para o incremento e a melhoria da economia do Brasil.
E, para isso, nós vamos ajudar contribuir e participar efetivamente desse crescimento.”, assegurou o ministro. Ele informou ainda que há estudos em andamento e projetos sendo analisados para ampliar e melhorar a capacidade de movimentação de cargas portuárias no Itaqui. “Temos outros projetos para o Itaqui que estão em fase de análise de projeto e
de licitação, mas é claro que o Governo Federal tem todo o interesse de acompanhar de perto o desenvolvimento e movimentação do porto. Vamos sem dúvida nenhuma apoiar, contribuir e participar da gestão do Itaqui”, garantiu o ministro.
Leônidas ainda aproveitou a ocasião para falar sobe o a questão do PAC. Ele disse que todas as obras não são mais dividas entre PAC 1 e PAC 2. “Não existe mais PAC 2. Nós transferimos todos os recursos do PAC 1 para o PAC. Portanto, essas obras que estavam em andamento, em processo de licitação, como também os novos projetos que nós vamos encaminhar brevemente”, disse.
Do Porto do Itaqui, o Leônidas Cristino e comitiva seguiram agenda e se encontraram ainda com a governadora Roseana Sarney.
*Fonte: http://www.oimparcialonline.com.br/



Nenhum comentário:
Postar um comentário