terça-feira, 5 de abril de 2011

13ª Reunião do CNPC

Reunião, que acontecerá nos dias 5 e 6 de abril, em Brasilia, discutirá Plano Nacional de Cultura

A 13ª Reunião do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), a primeira de 2011, será realizada nos dias 5 e 6 de abril, das 9h às 18h, na Sala de Reuniões do Edifício Parque Cidade, em Brasília (SCS, Quadra 9, Lote C, Torre B, 12º andar). Até o momento, 66 integrantes do órgão colegiado confirmaram presença no encontro. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participará do evento na manhã de terça-feira, às 9h.

Um dos temas a serem debatidos está relacionado ao Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 2 de dezembro do ano passado e publicada no Diário Oficial da União do dia 3.

Durante a reunião, o Ministério da Cultura vai apresentar aos conselheiros um termo de parceria com o Via Pública – Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Pública e das Organizações de Interesse Público – visando ao desenvolvimento de uma metodologia a ser aplicada na construção das metas do PNC para os próximos dez anos. Os conselheiros farão uma análise do termo para decidir se ele será assinado pelo MinC.

De acordo com a Lei 12.343/2010, o MinC tem o prazo de 180 dias – a contar da data de publicação no Diário Oficial da União – para estabelecer as metas do plano. O Ministério da Cultura é o responsável pela coordenadoria-executiva do PNC e também pela avaliação periódica do alcance das diretrizes e a eficácia do plano, baseando-se, para isso, nos indicadores nacionais e regionais.

CNPC

O Conselho Nacional de Política Cultural é um órgão colegiado que faz parte da estrutura básica do Ministério da Cultura. Sua finalidade é a de propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

*Fonte: www.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário