quarta-feira, 2 de março de 2011

50º BIS recebe 124 novos soldados

50º BIS recebe 124 novos soldados

Na manhã de ontem (1º), o 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS) – Batalhão Capitão-Mor Moniz Barreto – realizou a solenidade de incorporação de 124 novos soldados. Os jovens foram incorporados para servirem pelo período inicial de apenas um ano, mas há a possibilidade de permanecer por mais tempo, até o máximo de sete anos.

O procedimento se repete todos os anos, com o licenciamento de alguns e a incorporação de novos soldados, conforme explica o Capitão Roberto Augusto Caracas. “Anualmente existe o serviço militar obrigatório, o serviço inicial, onde o militar passa apenas o serviço de um ano. Na segunda-feira, uma grande parte foi licenciada e, no dia seguinte, houve a reposição”.

Segundo o Capitão, o processo de troca de soldados é de extrema importância, pois contribui com a renovação do batalhão. “Com esse universo de 124 militares incorporados nós estamos renovando a nossa força de mobilização para emprego da instituição em suas missões da Constituição. Esse plantel vai se renovando ano a ano”, afirmou Caracas.

Os jovens, agora, irão prestar o Serviço Militar obrigatório, com duração de um ano.

Durante o período de Serviço Militar, os novos recrutas receberão treinamento baseado em princípios metodológicos da instrução militar orientada para o seu desempenho. Destina-se, portanto, a habilitar os soldados para desempenharem todas as atividades inerentes à vida militar. A instrução está dividida em duas subfases: Instrução Individual Básica, Instrução Individual de Qualificação e Adestramento.

Na Instrução Individual Básica, com duração aproximada de nove semanas, serão ministradas instruções voltadas para o conhecimento e preparo individual do combatente de selva, finalizando com o Estágio Básico do Combatente de Selva – Operação Boina – em que os soldados aplicarão os conhecimentos adquiridos no decorrer desta subfase.

Na Instrução Individual de Qualificação, serão ministradas instruções de caráter técnico, que habilitarão o soldado a desempenhar as diversas funções existentes no Batalhão e prepará-lo para a próxima subfase, que é o adestramento.

No Adestramento, o soldado, já devidamente qualificado em sua especialização, consolida a sua formação militar, ficando apto a cumprir as missões constitucionais do Exército Brasileiro.

Assim, ao findar o período do serviço militar, o jovem estará mais consciente de seus deveres cívicos e patrióticos, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural da sociedade imperatrizense.








*Fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/cidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário