segunda-feira, 29 de novembro de 2010

União Europeia anuncia ajuda financeira de 85 bilhões de euros para Irlanda

União Europeia anuncia ajuda financeira de 85 bilhões de euros para Irlanda

Para De Jager, o apoio financeiro a Irlanda significa que com essa iniciativa fica garantida a estabilidade na eurozona.

BRUXELAS - Os governos da União Europeia aprovaram neste domingo um pacote de emergência de 85 bilhões de euros para ajudar a Irlanda a superar sua crise bancária. O ministro das Finanças, o holandês Jan-Kees De Jager, disse que o FMI e os 16 países da zona do euro, além da Comissão Europeia, estarão envolvidos no acordo. O acordo inclui ainda empréstimos da Grã-Bretanha, Suécia e Dinamarca.

Para De Jager, o apoio financeiro a Irlanda significa que com essa iniciativa fica garantida a estabilidade na eurozona.

- Não se trata apenas de assistência financeira para Irlanda, mas sim da estabilidade da moeda comum - disse o ministro austríaco das Finanças, Josef Proell.

O plano do governo irlandês prevê a redução de 1 euro, para 7,65 euros a hora no salário mínimo, e o aumento do imposto sobre o valor agregado (VAT, em inglês), dos atuais 21% para 22% em 2013, com um outro aumento para 24% em 2014.

Entre as medidas anunciadas está o corte nos gastos e a criação de um novo imposto sobre imóveis, além de cortes de milhares de cargos públicos. O plano pretende cortar 24.750 vagas no setor público, poupar 2,8 bilhões de euros em gastos no setor de bem-estar e aumentar o imposto de renda em 1,9 bilhão de euros.

Com o plano, o governo irlandês visa economizar 15 bilhões de euros.

No sábado, dezenas de milhares de pessoas foram às ruas em Dublin para protestar contra o plano de austeridade anunciado nesta semana pelo governo da Irlanda para conter a crise econômica no país e contra o plano de ajuda da União Europeia e do FMI.

Sindicatos afirmam que mais de 100 mil pessoas participaram do protesto, mas a polícia irlandesa estimou que o número ficou em torno de 50 mil manifestantes.




*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=65917

Nenhum comentário:

Postar um comentário