quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Haddad vai devolver parecer que pede veto a obra de Monteiro Lobato

Haddad vai devolver parecer que pede veto a obra de Monteiro Lobato

Segundo assessoria do ministério, devolução deve ocorrer nos próximos dias.
Para Conselho Nacional de Educação, livro contém trechos racistas.
 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve devolver nos próximos dias ao Conselho Nacional de Educação (CNE) o parecer elaborado pelo órgão que pede que o livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, seja retirado da relação de publicações distribuídas às escolas públicas, informou a assessoria do ministério. Haddad teria discordado do teor do documento.

Segundo a assessoria, não há prazo para que Haddad devolva o parecer, que precisa ser homologado pelo ministro para que sua aplicação tenha validade. A devolução do documento indica que o ministro não pretende homologar o parecer original do CNE.

O documento aponta que os negros e as religiões africanas são tratados com preconceito no livro, quando o autor se refere à "personagem feminina e negra Tia Anastácia” e também devido às “referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas".

Em um trecho do livro, por exemplo, a personagem Emília (do Sítio do Pica-Pau Amarelo) diz: "É guerra, e guerra das boas. Não vai escapar ninguém – nem Tia Nastácia, que tem carne negra", aponta outro trecho do documento.

 Ao G1, o CNE informou que, caso o ministro devolva o parecer, os conselheiros do órgão se reunirão para discutir o assunto novamente.

Na semana passada, o CNE informou ao G1 que o parecer segue critérios estabelecidos pela Coordenação Geral de Material Didático do MEC para a seleção de títulos. Um dos critérios, de acordo com o órgão, é primar pela "ausência de preconceitos, estereótipos ou doutrinações".

O texto sugere que livros com teor semelhante não sejam selecionados no PNBE ou, caso sejam, a Coordenação Geral de Material Didático e a Secretaria de Educação Básica do MEC devem exigir da editora a inserção de uma "nota explicativa" com esclarecimentos ao leitor sobre a presença de estereótipos raciais na literatura.

"Esta providência deverá ser solicitada em relação ao livro ‘Caçadas de Pedrinho’ e deverá ser extensiva a todas as obras literárias que se encontrem em situação semelhante", diz o documento, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE.

A obra de Monteiro Lobato foi escrita em 1933 e faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e é distribuída em escolas públicas de todo o país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário