quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Marabá terá dois novos voos nacionais

O crescimento econômico e populacional das regiões sul e sudeste do Pará vem refletindo no aumento da demanda para o Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá. Enquanto a estrutura do terminal aeroportuário continua deficitária, as empresas aéreas que operam no município já se movem para atender a demanda e anunciam para este fim de ano o início das operações de mais dois voos vindos de Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) com destino a Belém.

A empresa Gol confirmou para o próximo dia 1° de dezembro a primeira viagem do voo G31176, que será realizado com um Boing 737 e fará a rota Brasília-Marabá–Belém. Por sua vez, a Tam já começa a operar hoje nova rota com escala em Marabá, com o voo JJ3458, com uma aeronave Airbus A319 (144 passageiros), com a rota Belo Horizonte-Marabá-Belém.

Atualmente, três empresas fazem rotas diárias no aeroporto, sendo que uma delas passou a operar no último mês de outubro. A Sete mantém voos fixos com rota que segue entre Marabá, Altamira, Belém, Araguaína, Palmas e Goiânia. Porém, os principais destinos partindo de Marabá são Belém e Brasília.

O voo Gol/1776 partirá de Marabá às 10h10, com destino ao Aeroporto de Belém, aonde chegará às 11h15. No sentido inverso, às 11h47, a aeronave decola de Belém seguindo a Marabá, chegando às 12h40. De Marabá, sairá às 13h10 rumo a Brasília; e na volta, parte da capital federal às 21h41. As passagens para o novos voos já estão sendo comercializadas.

O representante da Gol, Eduardo Leal, lembra que a empresa se instalou em Marabá em 2007 e desde então vem realizando estudo de tráfego, que apontou a necessidade de aumentar o número de voos. “Vamos iniciar num momento bem oportuno, pois o mês de dezembro é considerado de alta estação”. Ele destaca ainda que os voos saem lotados e orienta para que os passageiros programem suas viagens com antecedência, pois assim conseguirão pagar menos.

Por sua vez, a nova frequência da Tam vai oferecer aos passageiros maior conveniência na conexão da capital mineira para mais um destino no Pará. O voo JJ3458 partirá de Belo Horizonte às 22h25 e seguirá para Marabá, aonde chegará às 23h35 (uma hora mais cedo, por conta do Horário de Verão). À 00h05, a aeronave decola com destino a Belém, chegando à 1h05.

Já o percurso inverso será realizado pelo voo JJ 3459, que decolará da capital paraense à 1h35 e pousará em Marabá às 2h35, de onde decola às 3h10, rumo a Belo Horizonte, aonde pousará às 6h25.

RECORDE

Mês das férias registrou 1.094 pousos e decolagens e um fluxo de 25.788 passageiros. Foi um recorde nas três décadas de existência do aeroporto.

TRIPLICADO

Segundo a Infraero, de 2005 a 2009, o número de passageiros no aeroporto de Marabá praticamente triplicou, passando de 87.153 para 243.094.

Infraero promete melhorias no aeroporto

A demanda do aeroporto de Marabá é cada vez maior, mas apesar do investimento das empresas aéreas, a estrutura do terminal aeroportuário continua deixando a desejar, sendo motivo de muitas reclamações dos passageiros, que precisam encarar o calor e a falta de espaço na hora do embarque/desembarque.

Segundo a Infraero, parte dos problemas do aeroporto de Marabá está com os dias contados. William Almeida, do Setor de Operações, conta que já deu início ao processo licitatório de contratação de mão de obra para fazer as instalações das centrais de ar, que já foram adquiridas.

“O projeto de ampliação da sala de embarque e desembarque, além do alargamento do saguão também deve sair no mês de maio de 2011. Antes disso, ainda no final deste ano, devemos climatizar o aeroporto”, revela.

*Fonte: http://diariodopara.diarioonline.com.br

Um comentário:

  1. Esses dados comparados a Imperatriz...que realidade teriamos? obrigado.Miranda.

    ResponderExcluir