sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PanAmericano influenciou decisão de manter juros

PanAmericano influenciou decisão de manter juros

Copom tinha informação desde julho, diz Henrique Meirelles, presidente do Banco Central

SÃO PAULO/BRASÍLIA - Os problemas de contabilidade das operações de crédito no Banco Panamericano foram levados em consideração pelo Comitê de Política Monetária (Copom) desde a reunião de julho, ainda que o Banco Central não tivesse identificado na ocasião a instituição que estava gerando os potenciais desequilíbrios no sistema financeiro.

As declarações foram feitas pelo presidente do BC, Henrique Meirelles, em reunião com economistas em São Paulo nesta quinta-feira.

"O relevante é que o BC tinha a informação já para o Copom de julho e, certamente para o de setembro, que tinha um problema", afirmou Meirelles, de acordo com vídeo da reunião publicado na página do BC no final da tarde.

De acordo com o presidente do BC, o problema no PanAmericano era um "risco importante" para as condições de crédito futuras, dependendo de como fosse equacionado.

Em julho, o Copom elevou os juros para o atual patamar, a 10,75 por cento, e contrariou as expectativas de parte dos agentes, que pediam uma elevação maior. De acordo com Meirelles, é importante considerar que o BC dispõe muitas vezes de informações que não estão disponíveis para o mercado.

As atas das reuniões de julho e de setembro não traziam nenhuma menção a riscos para as condições de crédito.

A fraude no Banco PanAmericano foi revelada somente em 9 de novembro, com a divulgação de um aporte de 2,5 bilhões de reais do acionista controlador, o grupo Silvio Santos.

Segundo Meirelles, o BC demorou algum tempo até dimensionar o volume do problema e verificar que o impacto estava concentrado em apenas uma instituição.

Para Flavio Serrano, economista sênior do Espírito Santo Investment Bank, "com certeza isso é uma informação nova."

"A gente tinha achado equivocado o BC ter parado (de subir os juros). Uma parte foi explicada: tinha o Panamericano no processo", acrescentou.

"A gente não vê em dezembro esse aumento de juro, mas ele começa a preparar o terreno. Nossa expectativa é em janeiro."

INFLAÇÃO

O recente aumento da inflação tem sido mencionado como a principal razão para uma alta do juro no começo de 2011. De acordo com um economista que participou do encontro -dividido em três grupos-, o mercado demonstrou preocupação com a alta dos alimentos, que tem pressionado os índices de preços.

A prévia mais recente do índice oficial de inflação superou as expectativas de analistas em novembro. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de novembro teve alta de 0,86 por cento, ante 0,62% em outubro.

Além disso, o cenário externo representa outra ameaça, por dificultar as previsões. "Falou-se um pouco da situação de indefinição de algumas variáveis. Se comentou no sentido de que as premissas estão muito voláteis, e o que a gente assume (como cenário) perde a validade muito rápido", disse o economista, que preferiu não ser identificado.

O BC usa a reunião trimestral com economistas para colher impressões sobre o cenário de inflação e, por isso, normalmente ouve mais do que fala aos analistas de mercado.

Mesmo assim, o diretor de Política Econômica, Carlos Hamilton Araújo, disse que uma das hipóteses de trabalho é a política fiscal, sobre a qual o mercado recebeu sinalizações "importantes". Nesta semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falou em cortes de mais de 20 bilhões de reais no primeiro ano de governo de Dilma Rousseff.

O diretor de Normas do BC e indicado para a presidência da instituição no governo Dilma, Alexandre Tombini, não participou da reunião.

O teor das reuniões do BC com representantes do mercado normalmente não é divulgado. A assessoria da instituição afirmou que neste caso isso ocorreu para evitar "assimetria de informações".



*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=65752

Nenhum comentário:

Postar um comentário