quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Todas as artes estão no Giro Cultural

O projeto Giro Cultural, que acontece entre os próximos dias 5 e 7, em Marabá, vai mostrar ao público parte da produção artística e cultural das regiões Sul e Sudeste do Pará. Realizado pela Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP), o projeto reúne shows, exposições e mostras de vídeo, além de workshops e oficinas voltados a artistas e ao público em geral. Todas as atividades são gratuitas.

Nos dias 5 e 6, sábado e domingo, de 9h às 12 horas, a atriz Ester Sá ministrará um workshop de atividades teatrais voltado a grupos de teatro e atores da região. O ator e manipulador Jeferson Cecim fará um workshop de teatro de bonecos, cujo resultado será apresentado no sábado, às 18 horas.
Também nos dias 5 e 6, pela manhã, o bailarino Danilo Bracchi fará um relato de seu processo de trabalho, voltado a grupos de dança e bailarinos.
Nos três dias de evento, sempre a partir das 16 horas, serão abertas as barracas de artesanato da Associação Mãos e Artes de Marabá, além de tendas com produtos confeccionados pelos índios XiKrin. Uma mostra do Núcleo de Arte da UFPA, com vídeos sobre os indígenas, também será exibida nos três dias do evento, a partir das 16 horas.
E falando em indígenas, as etnias Gaviões e Suruí farão apresentações de dança, nos dia 5 (18 horas) e 7 (19 horas).
A Biblioteca Orlando Lobo vai exibir duas exposições: “Pequena História Ilustrada do Livro” e “No meio do Caminho Havia um Boneco...”.
O público poderá conferir ainda as exposições fotográficas “Ver a Cidade”, do acervo fotográfico Miguel Pereira (Fundação Casa da Cultura de Marabá), e do artista Wender, da Vila Nova São José.
Todos os dias, a partir das 17 horas, haverá o Laboratório de Animação, com oficinas de técnicas de desenho animado voltadas ao público jovem. Às 20h30, começa a Mostra de Amazônia Animada, com trabalhos em audiovisual produzidos a partir das Bolsas de Pesquisa do IAP.
Alexandre Silva dos Santos, coordenador da exposição “Vera a Cidade”, explica que a mostra reúne diversos olhares sobre Marabá, com imagens produzidas por pessoas de diversas áreas. “A exposição é organizada pela Galeria Vitória Barros, em parceria com o campus local da UFPA. As fotos são de fotógrafos profissionais, de artistas e alunos”, diz Alexandre, destacando a importância da realização do Giro Cultural em Marabá.
“Marabá tem uma dinâmica cultural que revela o multiculturalismo perpassando em todos os meios. Enquanto outras comunidades querem vincular a cultura às raízes, à tradição, em Marabá ocorre justamente o contrário, com movimentos culturais diversos por toda a cidade. Podemos perceber também que a produção cultural é cada vez maior no município, e o Giro tem o papel de captar esses diversos olhares e momentos culturais que Marabá tem produzido”, avalia Alexandre, que é doutor em Arte e Educação.
O Giro Cultural tem patrocínio da Vale e será realizado na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, com as apresentações divulgadas na TV RBA Canal 2, no jornal Diário do Pará e em um site especial criado dentro do portal do Grupo RBA. (Diário do Pará)
*Fonte:  http://diariodopara.diarioonline.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário