sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Carimbó de São Benedito (Pa) Chega a Imperatriz em Projeto Circulação Nacional Pelo Circuito Carimbó BR Adentro

Com o apoio da FUNARTE, o grupo Quentes da Madrugada, de Santarém Novo (PA) promove a difusão do carimbó em 8 cidades do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e no Distrito Federal.

O Carimbó é a música e a dança tradicional paraense por excelência, cuja manifestação ocorre há mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado. Junção caprichosa do pé batido indígena com o rebolado africano, preservado nas comunidades pela oralidade dos mestres populares, afirmamos mesmo que o Carimbó é parte essencial da alma paraense e amazônida, um componente fundamental da identidade cultural brasileira.

A Irmandade de Carimbó de São Benedito, da cidade de Santarém Novo, apresenta características particulares que a destacam dos demais grupos e comunidades carimbozeiras do estado. Fundada em meados do século XIX, a Irmandade mantém uma tradição extremamente complexa que envolve onze dias ininterruptos de festa, conduzidos pelo lendário conjunto musical “Os Quentes da Madrugada”, reconhecidos nacionalmente como um dos grupos mais tradicionais e autênticos do carimbó paraense.

Referência fundamental da cultura popular de nossa região, desde 2005 a Irmandade também é a principal responsável pela articulação do processo de registro do Carimbó como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira junto ao IPHAN. Foi dela a iniciativa de iniciar a luta por esse reconhecimento nacional, organizando desde então a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro hoje considerado um dos mais importantes movimentos culturais da região Norte.

O Circuito Carimbó BR Adentro é uma iniciativa inserida nesse processo de sensibilização e mobilização da sociedade brasileira em prol da valorização do carimbó e suas tradições, visando contribuir para revelar ao Brasil toda a beleza e originalidade dessa manifestação, fortalecendo o movimento pelo seu reconhecimento e difusão.

Único projeto paraense contemplado pelo Prêmio Circuito Funarte de Música Popular 2010, o Circuito Carimbó BR Adentro irá realizar a circulação do grupo Os Quentes da Madrugada – da Irmandade de Carimbó de São Benedito - pelos Estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal, chegando a 08 cidades ao longo da Rodovia Belém-Brasília (BR-010) e seu entorno, a bordo de um ônibus, realizando gratuitamente espetáculos de música e dança de carimbó, oficinas de percussão e dança, rodas de conversas com mestres da Irmandade e mestres locais, além de atividades de intercâmbio, confraternização e solidariedade com grupos e comunidades de cultura popular em cada localidade percorrida.

Durante o trajeto o grupo também irá promover nas comunidades visitadas ações de divulgação e mobilização em prol da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e da Lei Griô Nacional, em parceria com grupos e instituições culturais locais.

O objetivo é promover o reconhecimento, a valorização e a difusão em nível nacional de toda a beleza, tradição e originalidade do nosso Carimbó, em particular o singular Carimbó da Irmandade de São Benedito, uma manifestação de cultura popular tradicional de origem negra e indígena que se mantém de forma ininterrupta há quase duzentos anos na cidade de Santarém Novo, na região Nordeste do Pará.

O circuito se realiza no periodo de 16 de novembro a 02 de dezembro de 2010, sendo uma realização da Irmandade de Carimbó de São Benedito e o apoio do Prêmio Circuito FUNARTE de Música Popular, em parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, SESC Pará, Guaimbê e Ponto de Cultura Quintal da Aldeia (GO), Ponto de Cultura Tambores do Tocantins e Ponto de Cultura Canto das Artes (TO), Universidade de Brasília, Pontão de Cultura 508 Sul, Rede Candanga de Cultura e Fuá do Terreiro (DF), Fundação Cultural de Imperatriz (MA), Secretaria de Cultura Turismo Desporto e Lazer de Paragominas e Secretaria de Cultura de São Miguel do Guamá (PA).

Todas as atividades do projeto serão gratuitas e abertas ao público.

PROGRAMAÇÃO EM IMPERATRIZ NO DIAS 28 DE NOVEMBRO

Depois de circular por Belém (PA), Brasília (DF), Pirenópolis (GO), Taquaruçu e Porto Nacional (TO), o Circuito Carimbó BR Adentro visita o Maranhão, com o grupo Os Quentes da Madrugada - Irmandade de Carimbó de São Benedito chegando pela primeira vez à cidade de Imperatriz, onde promoverá oficinas e show musical, em parceria com a Fundação Cultural de Imperatriz. As atividades são todas gratuitas e ocorrerão no espaço da própria Fundação, no centro da cidade.

Além dos Shows e Oficinas, o Circuito também irá promover Rodas de Conversa com mestres do Carimbó e mestres das tradições em cada localidade visitada, favorecendo o diálogo e o fortalecimento das expressões culturais locais em luta pelo reconhecimento como parte fundamental da diversidade cultural brasileira.

A realização do Circuito CArimbó BR Adentro em Imperatriz é da Irmandade de Carimbó de São Benedito e da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, em parceria com a Fundação Cultural de Imperatriz, com o apoio da FUNARTE/Ministério da Cultura e SEDUC-PA.

Confira aqui a programação do Circuito em Imperatriz:

Dia 28/novembro (domingo)

Oficinas de percussão e Dança de Carimbó
Local: Paço da Fundação Cultural de Imperatriz, na Rua Luis Domingues, nº 650, Centro
Horário: das 14 às 17 h

Show musical Carimbó BR Adentro, com o Grupo Os Quentes da Madrugada, no mesmo espaço
Horário: 19 h

Contatos e Informações
Coordenação do Circuito: (91) 8263-9738 (Isaac Loureiro) (91) 8253-2798 (Solange Loureiro)
Fundação Cultural de Imperatriz: (99) 8834-0128 ou 8116-8781

Blog: www.campanhacarimbo.blogspot.com
E-mail: carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com
Orkut: campanhacarimbo@gmail.com


*Fonte: www.campanhacarimbo.blogspot.com

Um comentário:

  1. Dimas, boa tarde. Estava lendo o seu blog.Tenha uma certeza, o seu perfil, é maior que o seu blog.Por isso que eles unidos tornaram-se explendorosos.Belissimo. Avassalador.Grande enorme. Muito interessante. Mas, estou aqui também para lhe convidar a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos por eles. Estarei grato esperando por vc, lá.
    abraços de verdade.

    ResponderExcluir