terça-feira, 16 de novembro de 2010

Juventude Negra

Reconhecer e valorizar a diversidade étnico-cultural afro-brasileira em nosso País por meio da formação técnico-cultural de jovens negros – este é o objetivo do edital Juventude Negra, implementado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares. O projeto será lançado nesta sexta-feira (12) pelo presidente da Fundação, Zulu Araújo, durante a abertura da Semana da Consciência Negra na Universidade Federal de Roraima. O edital é voltado para pessoas jurídicas, organizações sem fins lucrativos e instituições ligada à educação.
O diferencial do edital é a sua proposta pedagógica, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja contextualizada. Cerca de R$ 6 milhões serão disponibilizados aos dez projetos selecionados para a implantação dos Núcleos de Formação Cultural da Juventude Negra – NUFOC. Duas instituições serão selecionadas em cada uma das cinco regiões brasileiras.
Os Núcleos oferecerão prioritariamente uma sólida formação em produção cultural. No total, serão capacitados 6 mil jovens negros em todo o Brasil durante a vigência do projeto. A expectativa é a de que os NUFOCs proporcionem aos jovens negros, entre 16 e 25 anos, conhecimento e envolvimento com a história e a cultura afro-brasileiras e os estimulem a refletir sobre seu papel na sociedade.
A Fundação Cultural Palmares realizará sete oficinas durante o mês de novembro para divulgar o edital. A primeira acontece nesta sexta-feira (12) em Boa Vista (RR). A juventude de Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também receberão a capacitação que será ministrada por técnicos da instituição. As capacitações serão transmitidas por videoconferência ou webconferência para outras regiões.
Para a oficina que deve acontecer em Salvador, na sede do Banco do Nordeste do Brasil, instituição que apoia o projeto, está confirmada a transmissão por videoconferência para os demais estados nordestinos, nas sedes do banco localizadas nas capitais.

ABRANGÊNCIA DO PROJETO PEDAGÓGICO
As iniciativas devem apresentar um planejamento de ensino que contemple obrigatoriamente propostas relativas a:

a) Formação em história e cultura afro-brasileiras;
b) Formação técnica em um segmento cultural;
c) Formação técnica com ênfase em gestão, tributação e legislação para o Terceiro Setor;
d) Criação do material didático a ser utilizado;
e) Orientação para encaminhamento de alunos ao mercado de trabalho, empreendimentos comunitários, atividades voluntárias e outros;
f) Emissão de certificação para a referida formação.

Além disso, as propostas devem observar os seguintes critérios:

§  Cada instituição deve definir: carga horária, conteúdos e metodologia de ensino.
§  O processo seletivo deverá ser estruturado com critérios claros e democráticos, e que atinjam diretamente o público do projeto.
§  O sistema de ensino pode ser presencial ou semipresencial.
§  Como toda a infra-estrutura para a realização do projeto é de responsabilidade do proponente, as propostas já devem apontar as disponibilidades e os diferenciais físicos para abrigar o Núcleo.
§  Caso a instituição já possua programas nesse contexto, é interessante articular as iniciativas para ampliar os resultados.

INSCRIÇÕES

O Edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia 27/10/2010 e poderá ser encontrado nos sites da Fundação Palmares (www.palmares.gov.br) e do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br).

Inscrições de propostas devem ser feitas até 11 de dezembro de 2010 pelo sistema SALIC, do MinC(http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/)
As dúvidas poderão ser respondidas pelo endereço eletrônico editalnufoc@palmares.gov.br, ou pelo telefone (61) 3424-0185.

SERVIÇO

Abertura da Semana da Consciência Negra, lançamento do Edital Procultura e Oficina de capacitação – Boa Vista (RR)
Data – 12/11/10
Horário – 18h
Local – Parlatório do Campus Paricarana da UFRR, na Avenida Cap. Ene Garcez, nº 2413 – Bairro Aeroporto – Boa Vista/RR


Oficina de capacitação – Salvador (BA)
Data – 18 de novembro
Horário – 14h30 às 17h
Local – Banco do Nordeste do Brasil, Av. Estados Unidos, nº 346 – 12º Andar – Edifício Prof. Miguel Calmon Sobrinho -Comércio
Telefone – (71) 3103 2884/2892

Os interessados em participar da videoconferência deverão enviar nome e número do documento de identidade para o endereço eletrônico karina.gama@palmares.gov.br. Mais informações podem ser obtidas por meio do mesmo e-mail ou pelo telefone (61) 3424 0185, com Karina Gama.

Endereços do Banco do Nordeste do Brasil
Aracaju (SE)
R. Itabaianinha, 44 – 3º Andar – Centro

Fortaleza (CE)
Av. Pedro Ramalho, 5700 – Passaré

João Pessoa (PB)
Av. Pres. Epitácio Pessoa, 1251 – 12º Andar – Ed. Empresarial Epitácio Pessoa – Bairro
dos Estados


Maceió (AL)
Rua da Alegria, 407 – Centro

Natal (RN)
Av. Antonio Basílio, 3006. Ed. Lagoa Center. Loja 35C – Lagoa Nova


Recife (PE)
Av. Conde da Boa Vista, 800 – 2º Andar – Edif. Apolônio Sales – Bairro da Boa Vista

Salvador (BA)
Av. Estados Unidos, 346 – 12º Andar – Edif. Prof. Miguel Calmon Sobrinho – Comércio


São Luís (MA)
Avenida Colares Moreira, Quadra 100, Lote II, Edifício Expresso XXI Renascença II

Teresina (PI)
Rua Rui Barbosa, 163 – Centro


*Fonte: www.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário