segunda-feira, 6 de junho de 2011

Acadêmicos de Serviço Social constatam a triste realidade das famílias que trabalham no Lixão

A atividade fez parte do projeto “Questão Social é uma Questão de Inclusão Social” Os estudantes do 2º período de Serviço Social da Unisulma realizaram esta semana uma visita técnica ao lixão municipal localizado na estrada do arroz.

A atividade faz parte do projeto “Questão Social é uma Questão de Inclusão Social” coordenado pela professora Dyllean de Cássia Oliveira Silva em parceria com o NUEPS – Núcleo de Estudos e Pesquisa Social da faculdade.

Trabalhado na disciplina de “Questão Social e Serviço Social” O projeto teve o objetivo de aproximar os alunos a realidade social vivenciada pelos usuários das políticas públicas, entre elas, Habitação, Saúde, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente e Assistência Social, bem como a análise mais próxima das expressões das questões sociais.

Os alunos visitaram primeiro o Residencial “LYS” no Parque São José onde moram vinte famílias que trabalham no lixão e tem o aluguel pago pela prefeitura municipal. Um questionário sócio-econômico foi aplicado para o levantamento da realidade destas famílias.

De acordo com a professora Dyllean de Cássia, com base nas informações será elaborado um projeto de intervenção social em parceria com o poder público objetivando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e a garantia de direitos preconizados na constituição”, relatou a Coordenadora.

Dyllean de Cássia ainda informou que o projeto pretende organizar palestras educativas, na área de direitos humanos, políticas públicas, organizações comunitárias e visitas institucionais para que as famílias sejam aproximadas dos poderes públicos. “Eu considero esse tipo de atividade como laboratório de prática social e de reconhecimento da necessidade de políticas públicas para a população”.

Depois das observações feitas no residencial LYS, foi a vez dos alunos visitarem o lixão municipal e se depararem com a realidade difícil das famílias que trabalham no local. “Observamos a total ausência do poder público quanto à assistência, os trabalhadores têm baixíssima qualificação profissional, mínima escolaridade e estão abaixo da linha de pobreza, disse a coordenadora falando da impressão dos alunos ao visitar as famílias no lixão municipal.

Para a estudante Marlô Nolasco Santos a atividade foi considerada satisfatória por que os acadêmicos constataram na prática a carência de políticas públicas e como podem fazer a diferença na vida dos trabalhadores do lixão se fosse aplicadas. “Não vamos ficar só por aqui, vamos retornar ao lixão verificar se alguma coisa mudou e também vamos interferir com a realização de um projeto social com as famílias”, informou a estudante. Durante a visita os alunos distribuíram cestas básicas para as famílias carentes. (Mozart Magalhães / ASCOM)

*Fonte: www.unisulma.edu.br

Um comentário:

  1. Parabenizo a professora Dylean de Cássia e os alunos do 2º período da UNISULMA pela iniciativa.Uma nova realidade social só será possível, quando contaminarmos o mundo com projetos de intervenção efetiva. Esse é o papel da universidade contribuir para a construção de uma nova realidade social, intervir na realidade através de projetos que possibilitem à comunidade acadêmica uma maior aproximação entre teoria e prática.Profª Regina Célia Costa Lima

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