Durante toda a semana Imperatriz se transformará na capital nacional da literatura
As portas do Centro de Convenções serão abertas às 10h00 da manhã para receber o público que prestigiará a 9ª edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), evento realizado anualmente pela Academia Imperatrizense de Letras (AIL), com a participação da RPS Eventos e Carol Produções. O evento conta ainda com a parceria da Prefeitura de Imperatriz, Governo do Estado e Eletrobras.
“A partir de hoje (19) e até o próximo domingo (26), Imperatriz se transformará na capital nacional da literatura”, comenta entusiasmada a presidente da AIL, professora e escritora Edna Ventura, que também é coordenadora geral do mega evento. De acordo com Edna Ventura, o Salão do Livro tem como objetivo principal influenciar os jovens a apreciar a literatura nos mais diversos gêneros.
Edna Ventura faz questão de ressaltar que a entrada é franca, de forma que todas as pessoas, independente de classe social ou econômica possam participar. “Além do mais todos terão a oportunidade de conhecer livros dos mais diversos gêneros, passando pelo romance até os livros técnicos, de interesse dos estudantes universitários, bem como do infantil dedicado as nossas crianças”, diz a presidente.
O 9º Salimp contará este ano com a participação de 50 expositores de todo o Brasil, os quais representam cerca de 300 editoras. De acordo com Marcelo Pavani, da RPS Eventos, que faz o circuito nacional do Salão do Livro, estarão à disposição do público de Imperatriz e região, cerca de 45 mil títulos dos mais diversos gêneros e nacionalidades.
Ele informa ainda que, baseado nos anos anteriores, o 9º Salimp deverá vender algo em torno de R$ 1.200.000,00. A expectativa de público, de acordo com a coordenação do evento, é de receber um público de aproximadamente 150 mil pessoas. “Nós fizemos uma boa divulgação na mídia, cujos órgãos de comunicação estão nos apoiando e ainda fizemos visitas a vários municípios”, confirma Edna Ventura.
Todos os anos, no intuito de atrair o público, a Academia Imperatrizense de Letras trás personalidades ligadas à literatura, a exemplo do repórter e escritor Caco Barcelo, o cantor e escritor, Gabriel Pensador. Este ano, a coordenação trás para Imperatriz o consagrado escritor Ariano Suassuna, que realiza palestra ainda hoje; o repórter Domingos Meireles, da Rede Globo e o poeta de Cabo Verde, África, Felinto Elíseo.
Programação deste domingo
CAFÉ LITERÁRIO
13h – Programa “Arte Nativa” (exibição - Programa 1)
Produção de Luís Brasília para a TV Mirante.
18h – Lançamento da revista “República”
Resp.: Mauro Ribeiro
ARENA MULTICULTURAL
10h às 12h – Recreação Infantil
14h às 18h – Recreação Infantil / Contação de Histórias
16h – Peça infantil / Cia de Teatro Okazajo
18h – Solenidade de Abertura do 9o SALIMP
19h – Momento musical.
Cláuber Martins / cantor / MPB / Regional
19h30 – ARIANO SUASSUNA / Palestra
Escritor e folclorista paraibano.
Autor de “O auto da compadecida”; “A pedra
do Reino”, dentre muitas outras obras.
*Fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário