terça-feira, 14 de junho de 2011

Universidade comemora o Dia da Antropologia, em Imperatriz

Universidade comemora o Dia da Antropologia, em Imperatriz


O Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais (NUEPS) Unisulma/IESMA realizou pelo sexto ano consecutivo, o Dia da Antropologia. Com apresentações artísticas, trabalhos de campo,

defendidos por acadêmicos de diversos cursos e a presença de pesquisadores da área do Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Direito, Educação Física e Antropologia.

A VI edição do evento abordou o tema Diversidade e Dignidade. O encontro lançou um olhar reflexivo sobre as diferenças, incentivou o convívio para que se encontre a igualdade na dignidade e nas diferenças, afirmou o Professor Mestre Witembergue Zaparoli - idealizador do projeto.

A programação teve início na sexta-feira (03/06) à noite, quando o grupo Afixerê do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmem Bascarán – Açailândia/Ma se

apresentou com uma dança (O canto das três raças) e logo após a composição e dissolução da mesa o Professor Doutor Rafael José dos Santos (Universidade de Caxias do Sul/RS) falou aos

presentes.

Formado em antropologia e autor da obra “Antropologia para quem não vai ser antropólogo” - onde ele busca mostrar a importância da antropologia e sua interdisciplinaridade, aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento – Rafael, que já participou de três edições, frisa que a antropologia tem algo a dizer a todos os cursos e que sua mensagem de respeito à cidadania e diversidade cultural é de suma importância.

O evento contou também com a presença da Professora Doutora Jane Felipe Beltrão (vice-presidente da Associação Brasileira de Antropologia e Coordenadora do Doutorado em Antropologia – UFPA), do Professor Doutor Francisco Ediviges Albuquerque (Coordenador do laboratório de língua indígena da UFT) e da Professora Mestre Oraida Maria Machado de Abreu (psicóloga que atua na secretaria de políticas de promoção da igualdade racial da presidência da república).

No sábado foi feita a avaliação e premiação dos trabalhos apresentados pelos acadêmicos dos cursos de Nutrição, Direito, Educação Física, Enfermagem e Serviço Social. O Grupo Kizomba fechou o evento com apresentações de Cacuriá, Quadrilha e Dança do Divino e convidou os presentes para se juntar à festa.


*Fonte:http://www.guiademidia.com.br/acessar_jornal.htm?http://www.tribunadotocantins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário