segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pontualidade de pagamento de micro e pequena empresa recua, diz Serasa

Pontualidade de pagamento de micro e pequena empresa recua, diz Serasa

Na comparação anual, essa foi a terceira queda seguida.

Apertos nas condições de crédito estão produzindo efeitos, afirma pesquisa.

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas registrou queda para 94,5% em maio, após ter apresentado índice de 94,6% em abril, segundo levantamento divulgado pela Serasa Experian nesta segunda-feira (20).

Em relação a maio do ano passado, a pontualidade de pagamentos recuou 0,7 ponto percentual - em 2010, a pontualidade havia sido de 95,2%. Essa foi a terceira queda na comparação anual seguida do indicador.

Na avaliação de economistas da Serasa Experian, "a alta dos juros e o consequente aperto nas condições de crédito estão produzindo efeitos adversos sobre o custo financeiro e o caixa das micro e pequenas empresas, afetando negativamente a pontualidade de pagamentos junto aos seus credores, financeiros e operacionais".

Nesta apuração, as maiores quedas interanuais partiram das micro e pequenas empresas industriais (recuo de 0,8 ponto percentual) e de serviços (queda de 1,4 ponto percentual). Nas micro empresas do setor comercial, a queda foi de 0,2 ponto na pontualidade de pagamento.

"Tal resultado foi motivado pelas boas vendas do Dia das Mães neste ano de 2011, contribuindo para melhorar a geração de caixa das micro e pequenas empresas varejistas no mês passado neutralizando, ainda que parcialmente, as maiores pressões dos custos financeiros", diz a Serasa, por meio de nota.

Valor

O valor médio dos pagamentos feitos pontualmente pelas micros e pequenas empresas em maio maio foi de R$ 1.741,55, alta de 6,1% sobre abril.

*Fonte:http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/06/pontualidade-de-pagamento-de-micro-e-pequena-empresa-recua-diz-serasa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário