terça-feira, 14 de junho de 2011

Vendas do varejo nos EUA recuam 0,2% em maio, 1ª queda em 11 meses

Vendas do varejo nos EUA recuam 0,2% em maio, 1ª queda em 11 meses

Vendas caíram a US$ 387,12 bi, segundo o Departamento do Comércio.

Já os preços ao produtor subiram 0,2% em maio no país, diz governo.

As vendas do varejo nos Estados Unidos caíram 0,2% em maio em relação ao mês anterior, a primeira queda em 11 meses. As vendas cederam para US$ 387,12 bilhões, divulgou nesta terça-feira (14) o Departamento do Comércio do país.

Economistas esperavam retração de 0,6% das vendas em maio. As vendas de abril foram revisadas em baixa para aumento de 0,3%, de estimativa anterior de elevação de 0,6%.

Grande parte da queda nas vendas reflete retração do consumo no setor de automóveis, que ainda sofre com as dificuldades na cadeia de suprimentos, por conta do terremoto e do tsunami no Japão. As vendas de automóveis e peças caíram 2,9% em maio, após retração de 0,7% em abril.

Excluindo automóveis, as vendas no varejo subiram 0,3% em maio, acima da previsão de alta de 0,1%. Em abril, as vendas no varejo excluindo automóveis e peças subiram 0,5%.

Preços ao produtor

Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) do país subiu 0,2% em maio, na comparação com abril, em base sazonalmente ajustada, informou o Departamento do Trabalho do país. O aumento foi o menor em 10 meses e ficou levemente acima da previsão dos economistas, que era de 0,1%. Em abril, o PPI havia subido 0,8%.

O núcleo do PPI (que exclui itens voláteis como alimentos e energia e é considerado um indicador de inflação mais confiável) aumentou 0,2% em maio ante abril, em linha com o esperado. Em relação a maio do ano passado, o núcleo do PPI aumentou 2,1%. O índice cheio subiu 7,3% no ano, refletindo os efeitos do avanço dos preços do petróleo.

A desaceleração mensal do PPI foi resultado de uma queda nos custos dos alimentos e de um crescimento menor dos preços da energia. Os preços dos alimentos recuaram 1,4% em maio e os da energia cresceram 1,5%, em comparação com a alta de 2,5% de abril.

Os preços da gasolina subiram 2,7%, correspondendo a três quartos do avanço do PPI. Mas o aumento em abril e março haviam sido bem maiores. Os preços dos automóveis tiveram alta de 0,5%, mas os de caminhões leves diminuíram 0,6%. Os preços das matérias-primas caíram 4,1% em maio ante abril, o maior declínio desde julho de 2009. Os preços intermediários subiram 0,9%. As informações são da Dow Jones

*Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/06/vendas-do-varejo-nos-eua-caem-02-em-maio-1-queda-em-11-meses.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário