terça-feira, 7 de junho de 2011

Enfermagem realiza o projeto Feliz Idade

Numa iniciativa do curso de Enfermagem, realizou-se essa semana o projeto Feliz Idade, Cidadania com Alegria. As atividades foram desenvolvidas no período de 30 de maio a 02 de junho.

Sob a coordenação da Professora Hélcia Gonçalves Jane Assunção, os acadêmicos de enfermagem do 6º período ministraram palestras para formar cuidadores. “Muitas vezes um idoso, deficiente físico, ou alguém enfermo, se encontra numa situação que se faz necessária a intervenção de alguém com cuidados especiais. É aí que entram os cuidadores”, explicou a Professora Jane.

Recebendo capacitação por meio de palestras e exercícios práticos, os participantes aprendem como cuidar melhor de pessoas em condições especiais. Normalmente os cuidadores são familiares ou amigos próximos, que se empenham no cuidado do ente querido. Dentre as lições repassadas estão, o banho, a mudança de posição na cama para evitar feridas, utilização correta da sonda, troca de fraudas... Ressaltando que, são cuidados básicos, qualquer complicação ou dúvida deve ser repassada para profissionais da saúde.

Os alunos de enfermagem se utilizam do que é repassado em sala de aula, na disciplina “Saúde do Idoso”. O projeto entra com a finalidade de unir a teoria à aplicação e difusão do conhecimento.

Sebastião Fernandes participou do curso e já tinha experiências no cuidado de pessoas em condições especiais, um irmão e sua mãe. Ele afirma que antes do curso, era feito o que se achava que era correto, aquilo que ele crescera vendo. Agora ele havia adquirido um conhecimento teórico, e mais abrangente. “Esse projeto me deu uma orientação maior para quando eu necessitar cuidar das pessoas que venham a cair na minha mão” concluiu Sebastião. (Guilherme Barros – Estagiário ASCOM)

*Fonte: www.unisulma.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário