sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Projeto Livro na Praça enfoca folclore marenhense neste sábado (13).

O Projeto Livro na Praça enfoca folclore marenhense neste sábado (13).


Realizado pela Biblioteca Pública Benedito Leite e Associação de Amigos da BPBL, o Projeto Livro na Praça, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Alumar, movimentará neste sábado (13), pela manhã e à tarde, comunidades da zona rural de São Luís. Das 8h às 12h, estará em Rio Grande e, das 14h às 18h, em Rio dos Cachorros, na Biblioteca Comunitária Espaço do Saber. As atividades serão desenvolvidas explorando a temática do folclore maranhense, em comemoração ao Dia Internacional do Folclore (22 de agosto).

O enfoque das atividades será o folclore maranhense, com destaque para as manifestações e seus personagens.O Livro na Praça disponibiliza o Carro Biblioteca e toda a equipe de técnicos, bibliotecários e agentes de leitura nas comunidades.

As atividades serão desenvolvidas com crianças do ensino fundamental das escolas comunitárias com uma programação que incluirá Hora do Conto, oficinas de criatividades, dramatização, oficina de criação literária, bingo literário, jogos, exposição e manuseio de livros, com acervo de 1.000 livros a disposição no Carro Biblioteca, vídeokê, oficinas de atividades, performance das manifestações da cultura popular com a atriz e arte educadora Silvana Cartágenes.

Curso

De 22 a 26 deste mês, das 8h às 12h, na Escola Mário Meireles, em Pedrinhas será realizado o curso Organização e Dinamização de Bibliotecas e Espaços de Leitura, para uma clientela de professores, técnicos em bibliotecas e arte educadores.

As atividades do projeto Livro na Praça acontecerão até o mês de novembro. A equipe do Livro na Praça é formada por técnicos bibliotecários, arte educadores (professores, atores e artistas circenses) e, técnicos em leitura.

Projeto

O projeto Livro na Praça foi criado em 1988 e tem percorrido vários bairros de São Luís e interior da ilha, visando despertar no público infantil e juvenil o interesse pelas tradições culturais maranhenses e incentivar o gosto pela leitura.

O trabalho é feito através de exposições de livros, concursos de histórias sobre a temática em questão, como a junina que acontece. Atualmente, o projeto tem por meta também incentivar as crianças a participarem de atividades de oficinas. O resultado dessas atividades é usado pelas crianças no final da programação, em forma de exposição e apresentação cênica ou literária.


*Fonte: http://www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário