terça-feira, 9 de agosto de 2011

Governadora se reúne com bancada federal no Palácio dos Leões

Governadora se reúne com bancada federal no Palácio dos Leões


Questões que preocupam o Maranhão em áreas como tributação, financeira e de infraestrutura foram analisadas pela governadora Roseana Sarney em reunião com o senador João Alberto e deputados federais, nesta segunda-feira (8), no Palácio dos Leões. Presentes ao encontro os parlamentares Sétimo Waquim (PMDB), Francisco Escórcio (PMDB), Sarney Filho (PV), Gastão Vieira (PMDB), Alberto Filho (PMDB), Cleber Verde (PRB), Lourival Mendes (PTdoB), Costa Ferreira (PSC) e Zé Vieira (PR).

"Buscamos sempre trabalhar em parceria com a nossa bancada federal. Estes encontros servem para afinarmos essa harmonia em torno de ações e projetos que elevem a qualidade de vida dos maranhenses. Os parlamentares são o elo com o Governo Federal; eles conhecem os nossos problemas e estão dispostos a contribuir", declarou a governadora Roseana Sarney.

Os parlamentares firmaram compromisso de contribuir com o Governo do Estado com o objetivo de resolver entraves e obter mais recursos para obras e serviços no estado. "Tratamos sobre questões que preocupam os maranhenses. Os deputados entenderam que precisamos estar unidos em prol do Maranhão", declarou o secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha. Também participaram do encontro, os secretários chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; de Infraestrutura, Max Barros; de Saúde, Ricardo Murad; e de Fazenda, Cláudio Trinchão.

Entre os pontos tratados pela governadora, secretários e deputados, os novos critérios de distribuição do Fundo de Participação do Estado (FPE), que podem acarretar diminuição do percentual de recursos enviados ao estado de 7,3% para 5% e causar prejuízos por causa da queda no repasse. Os deputados foram alertados sobre problemas que poderiam advir da aprovação de projetos como o de Lei Complementar (PSL) 289/2011, do deputado Randolfe Rodrigues (PSol-AP), cujos critérios usados para o divisão do FPE prejudicam o Maranhão.

Os parlamentares debateram temas como o pré-sal e queda na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) por causa das vendas pela internet. Eles ouviram balanços das ações dos secretários Max Barros, com destaque para a obra da Via Expressa (avenida que interligará os bairros do Jaracati ao Ipase, passando por Cohafuma e Vinhais, em São Luís), e Ricardo Murad, que detalhou o andamento das obras dos hospitais do programa Saúde e Vida.

Segundo o deputado Gastão Vieira, o encontro foi bastante positivo por traçar um painel das necessidades do estado e possibilitar a união de forças entre o Executivo e o Legislativo em torno de um projeto comum. "A bancada fez uma análise da situação nacional e internacional, incluindo a crise econômica nos Estados Unidos, que pode afetar o Brasil. O momento exige que aceleremos as demandas do Governo do Estado e os deputados se dispuseram a ajudar na busca de recursos federais para setores como saúde e infraestrutura", declarou.

O deputado Sarney Filho também avaliou positivamente o encontro. "Aqui, está reunida a maioria da bancada federal. E hoje, frente a essas dificuldades que a gente está vivendo, a possibilidade de diminuição da receita dos estados e essa crise internacional que está começando a bater as portas do Brasil e, portanto, com conseqüências para os estados, a bancada se colocou à disposição da governadora para tentar fazer os entendimentos necessários visando o melhor para o nosso estado", assinalou.


*fonte: http://www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário