quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Apoio aos Museus

Lançamento de campanha e anúncio de editais marcaram solenidade na Câmara dos Deputados

O Ministério da Cultura e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) apresentaram nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, os editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011, os quais serão lançados na primeira quinzena do mês de setembro. São prêmios e projetos referentes à construção e à modernização de museus, ao incentivo a artistas contemporâneos, à divulgação do tema nas mídias e a uma série de outras finalidades, totalizando recursos de R$ 16,8 milhões.

A cerimônia contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, que dividiram a mesa com os deputados Fátima Bezerra (PT/RN), presidente da Comissão de Educação e Cultura; Lelo Coimbra (PMDB/ES); Jandira Feghali (PCdoB/RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista da Cultura; e Waldenor Pereira (PT/BA). Outros parlamentares compareceram à solenidade, dentre eles, Stepan Nercessian (PPS/RJ) e Paulo Rubem Santiago (PDT/PE). Também estiveram presentes integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal.

Na oportunidade, foi divulgada a Campanha de Apoio Parlamentar à área Museal, com a finalidade de sensibilizar parlamentares das duas Casas do Congresso sobre a importância de se obter mais investimentos voltados às propostas relacionadas à implementação de museus, em todo o país.

Nove editais

São nove os editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011 apresentados na Câmara dos Deputados, dos quais cinco referem-se a prêmios. Foram eles: Edital para Criação e fortalecimento de Sistemas de Museus, direcionado a entidades públicas que atuam no âmbito museal; Mais Museus, que visa ao conveniamento de projetos para a implantação de museus em municípios com menos de 50 mil habitantes; Modernização de Museus, visando à seleção de projetos voltados à cultura, à memória e ao patrimônio, para a modernização dos espaços museais; e Modernização de Museus – Microprojetos, que selecionará 50 iniciativas também voltadas à cultura, à memória e ao patrimônio, a fim de fomentar o processo sociocultural nacional.

Os prêmios anunciados pelo MinC e pelo Ibram na manhã desta quarta-feira foram: Ibram de Roteiros Audiovisuais 2011, que premiará 18 roteiros inéditos para produção audiovisual, com 60% de ambientação em museus brasileiros e 20 produções de mídias digitais com argumentação museológica; Pontos de Memória 2011; que busca reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social; Ibram de Arte Contemporânea, primeira distinção de arte contemporânea organizada pelo Ibram; 4ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro, voltado às práticas de educação não-formal que visem a convergência entre cultura, arte e educação; e Prêmio Mario Pedrosa, voltado para trabalhos jornalísticos veiculados na mídia impressa nacional.

Os recursos financeiros para os editais do Programa do Ibram (R$ 16,8 milhões) resultaram de duas emendas parlamentares apresentadas pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, aprovadas pela Comissão do Fundo Nacional de Cultura.

Importância do apoio

“Nós contamos muito com esse apoio, estamos constantemente dialogando com os parlamentares porque existem demandas, os pleitos são justos e nós temos que atender. Nós trabalhamos de forma sincronizada com o governo federal, trabalhamos diretamente voltados para o cidadão”, disse a ministra Ana de Hollanda. Segundo ela, a memória afetiva das pessoas está nos museus.

“Estamos trabalhando com vistas a grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e nós vamos deixar um legado”, enfatizou a ministra, acrescentando que é necessário pensar como esses turistas serão recebidos e como o Brasil, rico em seu patrimônio cultural, será mostrado. “Estamos trabalhando no sentido de preparar os museus”, enfatizou Ana de Hollanda.

Renda e desenvolvimento

De acordo com o presidente do Ibram, “nós temos mais de três mil museus no país e eles geram mais de 25 mil empregos diretos. Temos mais de 80 milhões de visitantes/ano e uma série de bens culturais preservados que merecem o apoio do Congresso”. Ele acentuou que Cultura gera renda e desenvolvimento, sendo que nesse sentido foram àquela Casa pedir o apoio dos parlamentares.

A deputada Fátima Bezerra disse que a Comissão de Educação e Cultura (CEC) tem sido uma parceira importante na luta pela expansão, valorização e fortalecimento da política cultural do país. Ela ressaltou a importância da presença da ministra e do presidente do Ibram naquela Casa para dar conhecimento dos editais apresentados na manhã de hoje.

O senador Inácio Arruda frisou que o museu é uma fonte de conhecimentos e que muitas decisões da vida política, econômica e social do Brasil estão contadas (ou podem ser contadas) nos museus. “Histórias que normalmente os livros não contam”, acrescentou.

A deputada Jandira Feghali colocou a Frente Parlamentar Mista da Cultura no Congresso Nacional em harmonia com a CEC no reforço à política cultural. Ela destacou a importância de valorizar o eixo de trabalho no campo da arte e da cultura e enfatizou que “fazer política museal não é fazer política estática, mas agregar arte à educação, que é o que dá vida à política cultural”.

(Texto: Nemésia Antunes e Glaucia Lira, Ascom/MinC)

(Fotos: Lula Lopes, Ascom/MinC)

*Fonte: www.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário