quinta-feira, 25 de agosto de 2011

INSS começa a pagar hoje 1ª metade do 13º salário a aposentados

INSS começa a pagar hoje 1ª metade do 13º salário a aposentados



O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta quinta-feira (25) a primeira metade do 13º salário a aposentados e pensionistas, junto com o pagamento da folha de agosto.

O adiantamento será depositado entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro a cerca de 24,6 milhões de pessoas.

No ano passado, 23,6 milhões de aposentados receberam a primeira parcela antecipada do 13º salário. Isso representou uma injeção de recursos de R$ 9 bilhões na economia dos municípios, de acordo com dados do Ministério da Previdência.

É a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas.

Maioria das pessoas deve receber 50% do benefício

Na maioria dos casos, o beneficiário deve receber 50% do valor do benefício.

A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Por lei, não tem direito ao 13º salário quem recebe os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia e abono de permanência em serviço.

Saiba qual é a ordem de pagamento conforme o final de seu cartão

Nesta quinta-feira (25), o INSS deposita o pagamento de quem recebe até um salário mínimo e tem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

O pagamento segue até o dia 8 de setembro.

Esclarecimento de dúvidas

Os segurados do INSS podem acompanhar o calendário de pagamentos de 2011 pelo site da Previdência Social. Cartazes com o cronograma também foram distribuídos à rede bancária e às agências de Previdência Social.

Dúvidas sobre as datas do pagamento também podem ser esclarecidas por meio do telefone 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos ou públicos, e tem custo de chamada local quando feita de celular.

Reajuste do teto

Uma parcela dos segurados que tem direito à revisão do teto terá seus benefícios corrigidos no pagamento de agosto.

São 107.352 beneficiários em todo o país que já recebem a mensalidade reajustada. Outros 11 mil benefícios ainda estão em análise e devem ter os valores incluídos no próximo mês.

Reajuste da inflação

Segurados que ganham acima do mínimo recebem também a diferença de 0,06%, retroativa a janeiro, creditada no pagamento de agosto.

A diferença é relativa ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2010, utilizado no reajuste anual dos benefícios, que havia sido estimado num valor 0,06% menor que o INPC efetivamente apurado.


*Fonte:http://www.oimparcial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário