quarta-feira, 27 de outubro de 2010

SECMA RECEBE PROPOSTAS EDITAL UNIVERSAL ATÉ DIA 29/10/10.

Entidades culturais, produtores, artistas, professores, estudantes e pesquisadores de cultura, grupos e manifestações culturais do Estado têm até o próximo dia 29 de outubro de 2010 para encaminhar seus projetos culturais ao Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense, lançado em junho pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

As propostas devem ser entregues no Protocolo da SECMA, localizada na Rua Portugal, 303, Praia Grande, CEP: 65.010- 480, São Luís/MA, ou enviadas pelos Correios, com o devido carimbo da data de postagem, até às 19 horas da data de encerramento.

Dentro do envelope deverá conter, obrigatoriamente, o formulário de inscrição, disponível no portal da SECMA, devidamente preenchido e assinado pelo representante legal do projeto (proponente); currículo do proponente; materiais anexos que auxiliem na avaliação da proposta pela Comissão Avaliadora (como recortes de jornais, folderes, fotos, filmagens, etc). As mesmas devem ser colocadas em envelopes fechados, com a identificação “Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense”, nome, endereço e telefone do proponente. “Ao todo, deverão ser entregues quatro envelopes, considerando que três serão destinados aos avaliadores e um para a Comissão de Edital da Secma”, esclarece a presidente da Comissão do Edital, Josélia Silva.

Com o encerramento das inscrições, serão iniciados os prazos das etapas de análise, divulgação e pedidos de reconsideração das propostas. Para a Análise Técnica Documental, pela Comissão de Editais da Secma, o período será de 01 a 29 de novembro de 2010 e o resultado habilitará os candidatos para a etapa seguinte que é a de Seleção.

Após a triagem, o período de análise e seleção dos projetos pelas comissões será de 14 de dezembro de 2010 a 11 de março de 2011. A relação final dos projetos contemplados no Edital será divulgada no dia 18 de março de 2011, no portal da SECMA e nos meios de comunicação.

O Edital

O Edital Universal de Cultura contempla propostas que entendam a cultura em suas dimensões simbólica e material, na promoção da cidadania, na geração de produção, no emprego e renda, e de acordo com as seguintes categorias: artes populares, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, capacitação cultural, intercâmbio, literatura e música.

Segundo o superintendente Wellington Reis, o objetivo do edital é garantir às entidades culturais, produtores, artistas, professores, estudantes e pesquisadores de cultura, grupos e manifestações culturais do Estado, recursos financeiros totais ou parciais a projetos e ações que explorem diferentes formas de linguagens artísticas e práticas culturais. “É uma forma de permitir o acesso democrático a todos os atores culturais aos recursos disponibilizados pelo Estado, com os mesmos critérios de igualdade, participação e transparência no processo seletivo”, destaca.

Cada área de atuação será uma homenagem a oito personalidades da cultura maranhense: a folclorista Dona Lili Sá, na categoria de Artes Populares; o fotógrafo Luís Gonzaga Frazão, conhecido como Mobi, na categoria de Artes Visuais; o ator Beto Bittencourt, nas Artes Cênicas; o radialista Coelho Neto, no Audiovisual; o artista plástico e animador cultural Roldão Lima, na Capacitação Cultural; o produtor Pierre Barroso, no Intercâmbio; o professor e poeta Nascimento Moraes Filho, na Literatura; e o músico José Carlos Pixixita, na Música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário