segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Justiça Eleitoral prepara urnas para a votação no 2º turno

No Maranhão, estão sendo geradas apenas informações dos dois candidatos à Presidência.

Termina hoje o processo de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão usadas no próximo domingo, dia do segundo turno das eleições 2010. Desde o último sábado, em São Luís, mais de 2 mil urnas começaram a ser preparadas para a votação. Nessa etapa, no Maranhão, estão sendo geradas apenas informações dos dois candidatos que disputam a Presidência da República, já que a disputa pelo Governo do Estado foi definida no primeiro turno.

A Justiça Eleitoral deu início às audiências de carga e lacre das urnas eletrônicas no último sábado em São Luís. O processo já foi concluído pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas urnas referentes às 2ª, 3ª e 10ª Zonas Eleitorais – que aconteceu no primeiro dia. Ontem, as informações foram geradas nas urnas que serão usadas nas 1ª, 76ª e 89ª Zonas Eleitorais.

Segundo o juiz José de Ribamar Castro, da 89ª Zona Eleitoral, o procedimento deste 2º turno é mais rápido do que o executado no primeiro turno das eleições. Isso porque no Maranhão haverá votação apenas para presidente da República.

“No 1º turno, para carregar e lacrar cada urna, demorava cerca de 7 a 8 minutos. Agora, não demora mais do que quatro minutos, já que todas as informações dos eleitores já estavam prontas e está sendo adicionadas apenas as informações dos dois candidatos que disputam a Presidência da República”, explicou o magistrado.

Procedimento - Hoje, a audiência da carga e lacre acontecerá nas urnas referentes às 88ª, 90ª e 91ª Zonas Eleitorais concluindo assim o procedimento em 2.148 urnas que incluem as máquinas de contingência, para eventual substituição. No interior do estado, também tiveram início neste fim de semana as audiência de geração e lacre. Em alguns municípios, o procedimento somente será concluído esta semana.

As urnas eletrônicas serão enviadas às seções eleitorais na sexta-feira e no sábado que antecedem o dia da votação.

*Fonte: imirante.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário