quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Com Marina, executiva do PV discute apoio no 2º turno

Com Marina, executiva do PV discute apoio no 2º turno

Executiva vai discutir posições que serão debatidas na plenária.
Decisão final do partido sai no domingo (17) em plenária em São Paulo.

Com a presença da ex-candidata Marina Silva, a executiva do PV discute nesta quarta-feira (13) em Brasília a posição do partido em relação à disputa no segundo turno das eleições presidenciais entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). A decisão final do partido, porém, só terá tomada no domingo (17) em uma plenária em São Paulo que reunirá os apoiadores da campanha de Marina, que chegou em terceiro e teve quase 20% dos votos na eleição.

Marina chegou sozinha, por volta das 11h40, e não quis falar com a imprensa antes da reunião, que só deve acabar no final da tarde. A Executiva do PV tem 60 integrantes e vai definir a pauta para a plenária. Há a possibilidade que na definição da pauta já se tenha uma sinalização sobre a decisão do PV.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) destacou que o mais importante não é saber qual a posição majoritária no partido, mas sim buscar uma solução consensual. "A questão majoritária não é mais importante porque nós vamos buscar aqui uma saída consensual. É importante para o partido não marchar de forma divergente da candidata, é importante o partido e a Marina terem a mesma posição".

Gabeira destacou ainda que independente da posição do partido, as minorias deverão ser respeitadas e poderão fazer campanha para quem desejam, tendo somente a restrição sobre o uso de símbolos do PV.

Outros dirigentes do partido têm enfatizado a importância da posição da Marina neste processo. Marcelo Silva, que preside o diretório do Ceará, foi um dos que destacou esse tema ao chegar para a reunião. "No Ceará, a tendência é apoiar Dilma, mas há um apoio significativo pela independência, então a posição depende do PV e da Marina, não podemos ter uma posição desagregadora".

O coordenador da região 2 do Nordeste, que engloba Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, Denis Soares, é outro que prega a união no partido para a decisão. "Engana-se quem torce pela divisão do PV. Sonhamos e demoramos muito para contar com Marina e o partido vai apoiar a posição que Marina tiver".

Rubens Gomes, que entrou no PV junto com Marina, acredita que as decisões nos estados já sinalizam que será difícil uma posição única em nível nacional sobre apoio a um dos candidatos no segundo turno. "Nos estados, já há posições definidas. No Amazonas, por exemplo, o PV apoia o Serra, mas no Pará apoia a Dilma", destacou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário