sábado, 30 de outubro de 2010

DECLARAÇÃO DE VOTO: DILMA PRESIDENTE!

Hoje é sábado e amanhã é domingo. Hoje é dia de reflexão e amanhã de votação. É hora de pensar em São Luís, na Região Tocantina, no Maranhão, no Nordeste e no Brasil.

É o tempo certo de pensar globalmente e agir localmente. Não é a maior preocupação por óbvio, dos pedantes paulistanos, tampouco dos frios e sisudos curitibanos, para ficar somente nestes exemplos, um pensar carinhoso e responsável sobre o nosso desenvolvimento, sobre o bem-estar da população de nossa Ilha do amor e do nosso grande e sofrido Maranhão.

Somente nós nordestinos e maranhenses somos capazes de pensar naquelas políticas públicas que nos são mais favoráveis, além de nós mesmos, mais ninguém, tem o dever de zelar pelo nosso futuro, no contexto desta jovem nação brasileira marcada pela pobreza e pelas desigualdades regionais, ainda temos muito que seguir mudando.

Hoje é dia de pensar em eleição, viajar por todos os discursos, firmar a convicção e cravar na urna eletrônica mais uma vez, como fizemos com Lula: 13, o número 13 da sorte, o 13 do Partido dos Trabalhadores, da Dilma Presidente! Do “PROUNI”, do “BOLSA FAMÍLIA”, do “LUZ PARA TODOS”, do “MINHA CASA, MINHA VIDA”. Mas, também da estabilidade econômica, do crédito mais fácil, do emprego às portas, do melhor salário, enfim de um Brasil bem melhor para todos os brasileiros, trabalhadores e patrões, de uma nova e larga classe média que pode comprar e participar do processo civilizatório nacional.

Se de um lado, penso que nesta fase recentíssima de ventos democráticos no país, tivemos os melhores candidatos (Marina, Plínio, Serra e Dilma), comparando com as anteriores desde 1989, de outro lado, entendo que faltou maior densidade na discussão sobre projetos políticos para o Brasil. Mas, este debate, não se dá apenas no período eleitoral, mas o tempo todo, o tempo inteiro, vez que não há férias para o exercício da política. De certo que nas campanhas a discussão vem aos borbotões e ao sabor dos discursos acalorados dos palanques: nas praças, internet ou televisão. Por isso tudo, ouçamos o poeta dos sonetos e músicas de amor:

Hoje é sábado, amanhã é domingo



A vida vem em ondas, como o mar


Os bondes andam em cima dos trilhos


E Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz para nos salvar.






Hoje é sábado, amanhã é domingo


Não há nada como o tempo para passar


Foi muita bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo


Mas por via das dúvidas livrai-nos meu Deus de todo mal.


(O DIA DA CRIAÇÃO, por Vinícius de Moraes)


Livrai-nos meu Deus dos vampiros-brasileiros, dos “sangue sugas”, das privatizações às escancaras ou envergonhadas, da criminalização da luta pela Reforma Agrária, do FMI, do dinheiro desvalorizado, dos baixos salários, do PSDB,’ de FHC e do José Serra.



Ao invés de um Bom Dia! Desejo a todos, amanhã e pelos próximos anos, um Bom Dilma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário