domingo, 6 de junho de 2010

POLÍTICA, POESIA, PUREZA E JUSTIÇA NA LUTA!


Quando os cenhos estão franzidos e a racionalidade perdida para as paixões irracionais é hora de abrir espaços para outros discursos. Quando tudo vira uma bandeira e ninguém escuta ao outro, talvez seja o instante de ofertar nossos ouvidos aos poetas. Então vamos à poesia...



Do povo buscamos a força



"Não basta que seja pura e justa
a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça
existam dentro de nós.


Dos que vieram
e conosco se aliaram
muitos traziam sombras no olhar
intenções estranhas.


Para alguns deles a razão da luta
era só ódio: um ódio antigo
centrado e surdo
como uma lança.


Para alguns outros era uma bolsa
bolsa vazia (queriam enchê-la)
queriam enchê-la com coisas sujas
inconfessáveis.


Outros viemos.
Lutar para nós é ver aquilo
que o Povo quer
realizado.


É ter a terra onde nascemos.
É sermos livres pra trabalhar.
É ter pra nós o que criamos
lutar pra nós é um destino -
é uma ponte entre a descrença
e a certeza do mundo novo.
Na mesma barca nos encontramos.
Todos concordam - vamos lutar.


Lutar pra quê?
Pra dar vazão ao ódio antigo?
ou pra ganharmos a liberdade
e ter pra nós o que criamos?


Na mesma barca nos encontramos.
Quem há-de ser o timoneiro?
Ah as tramas que eles teceram!
Ah as lutas que aí travamos!


Mantivemo-nos firmes: no povo
buscáramos a força
e a razão.


Inexoravelmente
como uma onda que ninguém trava
vencemos.
O Povo tomou a direção da barca.


Mas a lição lá está, foi aprendida:
Não basta que seja pura e justa
a nossa causa.
É necessário que a pureza e a justiça
existam dentro de nós."


(AGOSTINHO NETO, poeta, médico, líder do MPLA e primeiro Presidente da República de Angola)

3 comentários:

  1. Meu Caro! apesar dos poucos contatos, percebo sua inteligencia e vontade de que o nosso redor seja como o que se passa em nossos sonhos, porém apesar de serem os nossos sonhos os nossos motores, em alguns momentos devemos ser sensatos e recuar,porque mesmo com toda a força e paixão parece nos faltar terreno para avançar. Sei de seus ideais e capacidade, afinal eles lhe troxeramn para onde estás. Voce pode muito mais e sem medo de errar lhe afirmo que há espaço para pessoas como voce na politica do Maranhão, mesmo num sistema que sobrevive de injustiças. Não Bixe a cabeça, pois como ja dizia Raul, "é de batalhas que se vive a vida". Nos veremos nos corredores da academia e certamente um dia iremos reprtesentar com inteligencia e justiça o nosso povo. (Waci Freitas)

    ResponderExcluir
  2. Oi querido, Dimas
    Rememorando Agostinho Neto - "a força do povo". Eis o rsultado:
    UMA DECISÃO ACUADA
    Embora não esteja na página oficial do PT, está em “PT na Câmara” Site Oficial da Liderança do PT, sábado, 19 de junho, 2010 (www.informes.org.br), veiculado no Boletim Informes nº 4506.
    e:
    Data: 19 de junho de 2010 05:20
    Assunto: Informes nº 4506
    Domingos Dutra e Manoel da Conceição encerram greve de fome
    A celebração de um acordo coordenado pelo líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), levou o deputado Domingos Dutra (PT-MA) e o líder camponês Manoel da Conceição a encerrarem a greve de fome iniciada no último dia 11. O entendimento prevê como item central o reconhecimento do direito dos petistas que compõem o campo político liderado por Domingos Dutra de apoiarem Flávio Dino, candidato a governador do Maranhão pelo PCdoB.
    Segundo os termos do acordo, há o “reconhecimento do direito dos companheiros do Maranhão de apoiarem os candidatos majoritários de sua escolha dentro do arco de alianças nacional”. A decisão de suspender a greve foi tomada após entendimento entre a Liderança do PT e o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra.
    O líder do PT, deputado Fernando Ferro, avaliou que o acordo foi positivo."Acho que foi um esforço importante o reconhecimento de um impasse que existia e que nós queríamos superar porque o nosso objetivo principal é a vitória da candidata Dilma Rousseff nas eleições, reconhecendo também as questões regionais. Felizmente, graças à negociação e um processo de reconhecimento de lideranças históricas do PT, e com ajuda da direção nacional do partido, conseguimos estabelecer os procedimentos para o PT fazer a campanha no Maranhão. Por fim, saudamos a vontade política das partes em ajustar esse procedimento que pôs fim à greve de fome dos companheiros, o que para nós é importante tanto para preservá-los como seres humanos, com direitos, como figuras políticas importantes para a história do PT", afirmou.
    Colaboraram no processo de finalização do entendimento os deputados petistas Magela (DF), Maria do Rosário (RS) e Virgílio Guimarães (MG), entre outros.
    BEIJOS QUERIDO

    ResponderExcluir
  3. Este poema eh da autoria do camarada Jorge Rebelo, da Frente de Libertacao de Mocambique FRELIMO.

    ResponderExcluir