terça-feira, 26 de junho de 2012

Primeira cirurgia cardíaca de Imperatriz é realizada no Hospital São Rafael


Primeira cirurgia cardíaca de Imperatriz é realizada no Hospital São Rafael

Pioneiro em oncologia, o Hospital São Rafael realizou na sexta-feira a primeira cirurgia cardíaca do interior do Maranhão, colocando Imperatriz em posição de vanguarda, já que no Maranhão este procedimento até então era realizado somente em São Luís. O Hospital São Rafael dispõe de 11 profissionais na área: 5 clínicos, 4 hemodinamicistas e 2 cirurgiões. A cirurgia, realizada em paciente do sexo masculino de 60 anos, durou em torno de 3 horas, onde o coração e o pulmão foram parados por 1h30, alimentados por uma máquina que realiza circulação extracorpórea, e foi coroada de pleno êxito. - Hoje estamos todos aqui, tranquilos. Tudo correu dentro do esperado. Parabéns à equipe e à cidade de Imperatriz, afirmou à reportagem, José Carlos Fernandes, um dos diretores.
Médico responsável pela cirurgia, juntamente com Oscar Molina, Cassius Borsato Herrera, que reside em Imperatriz há mais de uma década, destacou que este é um avanço que beneficia, além da comunidade médica pela implantação de um procedimento médico de alta complexidade, a cidade de Imperatriz, que passa a ser referência médica em tecnologia de ponta, e toda a região por dispor de um atendimento igual ao de qualquer grande centro.
Para o doutor Cassius, o sucesso da cirurgia efetuada em 22 de junho, além de um marco histórico na medicina de Imperatriz, representa a consolidação de uma luta iniciada há 10 anos (há 05, já se pratica cateterismo, com a implantação de stents), pelos diretores José Carlos Fernandes, Edison Calixto, Ricardo Barhum e João Peixoto Filho e traduz uma conquista que é de todos os profissionais do Hospital São Rafael. - É um feito que nos orgulha.
A expectativa é de que em breve, após a realização da primeira intervenção, os benefícios da cirurgia cardíaca possam ser disponibilizados para os pacientes da rede SUS. É aguardar que o Ministério da Saúde agilize o credenciamento.

O que é cirurgia cardíaca?

Realizada pela primeira vez na Alemanha (1896) pelo médico Ludwig Rehn, a cirurgia cardíaca é um procedimento cirúrgico no coração e/ou grandes vasos feito por um cirurgião cardíaco. Frequentemente, a cirurgia cardíaca é feita para tratar complicações de doença cardíaca isquêmica (por exemplo, cirurgia de ponte de safena), corrigir doença cardíaca congênita, ou tratar doença das válvulas cardíacas decorrente de muitas causas, incluindo endocardite. A cirurgia cardíaca também inclui o transplante de coração.
No Brasil, realizada em agosto de 1905, o cirurgião paulista João Alves de Lima é considerado como o autor da primeira cirurgia cardíaca no Brasil (sutura de um ferimento cardíaco). No Maranhão, o Serviço de Cirurgia Cardíaca do HUUFMA idealizado em 2000, pelo então diretor do hospital e atual reitor da Universidade Federal do Maranhão, Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, realizou no ano seguinte, em 2001, a primeira cirurgia cardíaca.

*Fonte: ttp://www.guiademidia.com.br/jornal.htm?http://www.tribunadotocantins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário