sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ministro Fernando Haddad garante investir pesado no Maranhão

"Com a expansão econômica que o Estado está vivendo é prioridade em se investir em Educação".

O ministro da Educação, Fernando Haddad, O ministro da Educação, Fernando Haddad, falou sobre a criação de universidade federais e institutos federais de educação profissional e tecnológica, durante entrevista ao programa Bom Dia Ministro, na rádio Nacional, numa realização da Agência Brasileira de Notícias.

Em conversa com um dos âncoras do programa em cadeia nacional, o jornalista Roberto Fernandes, apresentador do Ponto Final, na rádio Mirante AM, Haddad disse que o Maranhão tem recebido uma atenção especial do governo federal no que diz respeito a investimentos na área de educação profissional e tecnológica, além do ensino superior. O ministro, ainda, destacou a criação de centros tecnológicos espalhados no Estado e a construção de um Campus Universitário na cidade de Balsas.

- O Maranhão está sendo beneficiado com a criação de um Campus Universitário em Balsas, uma cidade que está em desenvolvimento importante, com geração de emprego e renda. É uma alavancagem importante, pois o programa de expansão nas áreas de educação profissionalizante, tecnológica e superior no Estado, o que já vem acontecendo via a Universidade Federal do Maranhão e o Ifma - ressaltou.

Embora reconheça que os índices educacionais no Maranhão sejam preocupantes, Fernando Haddad afirma ser importante investir no Maranhão e garantiu que o Ministério da Educação tem apostado e contribuído para reverter esse quadro.

- Os números do Maranhão são sempre preocupantes, acompanhamos com muita cautela e sabemos das dificuldades. Mas, eu entendo que a educação profissional e superior é a única saída que os maranhenses têm. Se não alavancarmos a formação de recursos humanos para o Estado, jamais o Estado vai receber os investimentos necessários para o seu desenvolvimento e dar sustentabilidade para que esse ciclo de expansão econômica que o Estado está vivendo. O Ministério de Educação tem segurança que está fazendo a coisa certa ao investir pesadamente no Maranhão - esclareceu.

Expansão Teconólogica - Questionado sobre a consolidação do ensino tecnológico no País, o ministro deixou bem claro que os investimentos feitos no setor em oito anos de governo Lula e mais quatro de Dilma Rousseff são notáveis e definiu como uma quebra de paradigmas.

- Em oito anos do governo Lula foram construídas 422 unidades de ensino tecnológicos. Nos quatro anos do governo de Dilma Rousseff serão construídas 208, num total de 422 unidades em doze anos de governo do PT, pois ao longo de quase um século, ou seja 93 anos, fora construídas apenas 140 unidades. Isso aconteceu entre os períodos de 1909 a 2002. Para um Estado que não investia em educação profissional é uma mudança de paradigma. Uma abertura para a juventude como nunca se viu. Muitos faziam o ensino médio sem saber da sua importância e alguns poucos conseguiam ingressar na universidade. Essa mentalidade está mudando, pois o aluno se profissionaliza, tem acesso a cultura, ao esporte e uma parte desse alunato vai para a universidade até porque o acesso foi ampliado - explicou.

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário