quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A Fundação Nacional das Artes em Parceria com a Petrobras estão recebendo inscrições em editais

Os editais contemplarão os projetos nos segmentos das Artes Visuais, Artes na Rua e o Estímulo ao Circo

O Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Petrobras, publicou no Diário Oficial da União do dia 15 de agosto (Seção 3, páginas 13 a 16), três editais de seleção pública, cujas inscrições estão abertas até o dia 03 de outubro desde ano.

Acesse o site do Ministério da Cultura para ter acesso aos editais (http://www.cultura.gov.br/ ou http://www.funarte.gov.br/).

Artes Visuais

A 8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais promoverá o intercâmbio interregional por meio de um conjunto amplo de atividades e experimentações ligadas às artes visuais como oficinas artísticas, workshops, oficinas de qualificação, palestras, performances, audiovisual, instalações, novas mídias, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisas de linguagem.

Este ano, serão selecionados 45 projetos em todo o país. Cada um dos contemplados receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. O programa visa fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais, desenvolver instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor, promover a circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o país e estimular a formação de público. Será permitida a inscrição de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, em nome próprio ou como representante de pessoa física. Inscrições até 3 de outubro.

Estímulo ao Circo

O Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011 tem como objetivo promover, por meio de seleção, a concessão de prêmios de apoio, parcial ou integral, a circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio de recursos que viabilizem projetos nas diversas regiões do país e ainda premiar artistas circenses pela contribuição ao desenvolvimento e divulgação dessa arte.

O programa terá sete módulos: Circo Itinerante, Artista Independente (solo ou dupla), Trupes e Grupos, Formação, Pesquisa, Mérito Artístico e Eventos. Para os dois últimos módulos dessa premiação, podem participar somente pessoas jurídicas. Inscrições até 29 de setembro.

Artes na Rua

O Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (Circo, dança e teatro) promoverá, mediante seleção, a concessão de prêmios que tenham como objetivo o apoio parcial ou integral a grupos, companhias ou artistas, por meio de recursos que viabilizem a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades.

Podem participar do prêmio pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural. Cada proponente poderá concorrer com um projeto e em apenas um dos módulos do edital, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas e também associações que abriguem diversos grupos ou companhias. Inscrições até 29 de setembro.

*Fonte: www.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário