terça-feira, 13 de setembro de 2011

Feirão do Imposto de Imperatriz vai oferecer produtos com até 81% de desconto

Despertar o senso crítico da população sobre a quantidade de impostos pagos e contribuir com a “luta” pela redução da carga tributária brasileira. Esses são alguns dos objetivos do Primeiro Feirão do Imposto de Imperatriz, que acontece dia 24 de setembro de 2011, na Praça de Fátima, no centro da cidade.

O evento, organizado pelo Conselho de Jovens Empresários (Conjove), é o segundo realizado no Maranhão e o primeiro em Imperatriz – no ano passado o evento aconteceu apenas na capital. O feirão faz parte de uma campanha que visa conscientizar o cidadão sobre o percentual que se paga de impostos embutidos em cada serviço ou produto que consome.

Segundo um dos diretores do Conjove, Filippe Murta, o feirão tem, ainda, a intenção de mostrar à população a quantidade de carga tributária paga diariamente nos mais simples produtos e serviços e o quanto representa o imposto no valor bruto de cada um deles.

Na compra de uma motocicleta de 150 cilindradas, por exemplo, 49,78% do valor final são destinados aos impostos, ou seja, uma moto que custa hoje no mercado R$ 7.390, se comercializada sem a cobrança de impostos, poderia sair por até R$ 3.678,74. Outro exemplo que pode ser utilizado é na compra de gasolina, onde 57,03% do valor pago são encaminhados ao governo em forma de tributos.

Esses percentuais todos serão mais bem entendidos pela população durante o Feirão. Ali cada produto exposto terá o valor real e o valor vendido no mercado com o imposto, mostrando assim sua influência no preço final. Dessa forma, o contribuinte ficará sabendo o quanto paga de impostos no seu consumo, quando, por exemplo, compra alimentos ou paga contas de energia elétrica, passagem de ônibus, mensalidade escolar etc.

“Eventos como este são importantes porque, a partir do momento em que a população adquire o senso de quanto é gasto com impostos, ela pode cobrar melhor o governo e escolher melhor prefeitos, vereadores, governadores, deputados e presidentes”, ressalta Filippe.

O Feirão do Imposto surgiu na cidade de Joinville, em Santa Catarina, no ano de 2003. Organizado pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ Jovem), o evento se espalhou pelas cinco regiões do Brasil e acontece todos os anos em mais de 100 cidades.

Conjove em Imperatriz

O Conjove é um conselho formado por jovens empresários da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). Ele foi criado para satisfazer as necessidades dos jovens empreendedores e criar valor para a sociedade, comprometidos com a realização das pessoas e com o desenvolvimento.

O grupo está ligado à Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), que tem como uma de suas propostas chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos, como contrapartida do pagamento de impostos.

*Fonte: www.oprogressonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário