terça-feira, 17 de agosto de 2010

Município de Parauapebas ultrapassa Pará e Brasil no Ideb

Município de Parauapebas ultrapassa Pará e Brasil no Ideb


Parauapebas é o município com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Pará. Enquanto a média estadual é de 3,7, numa escala que vai de 0 a 10, o índice local é 4,7 - um décimo, inclusive, acima da média nacional, que é de 4,4. Ao lado de Parauapebas, somente o município de Altamira, no centro-oeste paraense, obteve média 4,7.

O Ideb é responsável por nortear políticas de melhoria na qualidade das escolas públicas brasileiras e reúne, num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e média de desempenho em avaliações. Criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino, toma por base o desempenho do estudante em avaliações oficiais de aprendizagem e em taxas de aprovação.

Assim, para que o indicador de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O Ideb é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

"Temos motivo de sobra para comemorar, uma vez que demos um salto de qualidade na educação nunca antes visto no município: passamos de 3,7 em 2007 para 4,7 atualmente. Esse é um resultado expressivo e que deve ser celebrado por toda a comunidade escolar de Parauapebas", comemora o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto.

De acordo com o secretário, o município antecipou já em 2010 a nota que, em tese, era esperada tirar em 2013 - 4,6. "Se continuarmos nesse ritmo de crescimento, obteremos em quatro anos o resultado compatível com o dos países desenvolvidos, que é de 6".

Para a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Tereza Cristina, só foi possível alcançar essa nota graças ao empenho da classe docente e ao trabalho da Semed, que investe e prima pela qualidade, acima de tudo. "Ainda não temos a educação almejada por todos, mas estamos mostrando que formação de professores, coordenadores, gestores, planejamento e trabalho duro são itens essenciais para chegarmos lá".

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a série de resultados do Ideb teve inicio em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo Brasil, mas também por escolas, municípios e estados.

A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em termos numéricos, isso implica progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para 6, em 2022, ano do bicentenário da Independência.

Escolas destaque

Seis escolas da rede municipal de ensino tiraram mais de cinco no Ideb, engrandecendo a qualidade da educação de Parauapebas. A Escola Cecília Meireles obteve média 5,1; Chico Mendes tirou 5,2; Jozias Leão registrou 5,4 pontos; Jean Piaget obteve nota 5,5; e a Escola Plácido de Castro, a primeiríssima entre as municipais, cravou 5,8 de média.

Contudo, nenhuma das escolas destaque subiu tantas casas decimais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica quanto a Escola Paulo Freire. De maneira espetacular, esse estabelecimento de ensino público municipal viu seu rendimento crescer 85%, saltando de 2,7 em 2005 para 5 atualmente.

"A nossa rede educacional superou, e muito, a meta prevista pelo MEC, o que só foi possível em razão do trabalho incessante de toda a rede municipal", analisa Marleide Freire, assessora técnica da Semed. "A jornada é árdua, mas não é cansativa, pois gera resultados positivos para o aluno e, consequentemente, para toda a sociedade", resume.




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