terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mais de 42 mil contratos do Fies foram assinados, diz MEC

Mais de 42 mil contratos do Fies foram assinados, diz MEC

Atualmente 729 instituições de ensino participam do programa.
A partir deste ano, inscrições ficam permanentemente abertas.

O Fundo Nacional de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) já firmou 42.934 contratos, segundo o Ministério da Educação. As inscrições começaram no dia 3 de maio e, a partir deste ano, ficam permanentemente abertas.

O número de 42.934 contratos já supera o do ano passado, quando foram feitos 32 mil contratos.

Outros 17.735 candidatos já concluíram a inscrição no sistema e validaram as informações nas comissões permanentes de supervisão e acompanhamento, restando apenas a formalização da contratação na Caixa Econômica Federal, agente financeiro do Fundo.

Dados do sistema informatizado do Fies indicam que outros 108.835 candidatos estão em fase de preenchimento de inscrição no sistema.

O programa federal financia a graduação de estudantes no ensino superior que não têm condições de arcar com os custos da formação e estão regularmente matriculados em instituições particulares, cadastradas no programa e com avaliação positiva no MEC.

Para garantir o financiamento dos estudantes, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Superior (FNDE), atual agente operador do Fies, emitiu certificados no valor equivalente a R$ 135 milhões para os contratos do primeiro semestre de 2010. Somados aos contratos firmados a partir de julho deste ano, são R$ 353 milhões em recursos disponíveis para o programa.

Atualmente, 729 mantenedoras de instituições de ensino superior participam do Fies e outras 144 estão em fase de finalização da adesão junto ao FNDE.

Novidades

Este ano, as inscrições do Fies passaram a ficar permanentemente abertas, o que permite que o aluno solicite o financiamento em qualquer época do ano.

Os juros baixaram para 3,4% ao ano e o prazo para quitação do empréstimo foi ampliado para três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de doze meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário