sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SETRAN se empenha em melhorar segurança, trafegabilidade e fluidez do trânsito da cidade

SETRAN se empenha em melhorar segurança, trafegabilidade e fluidez do trânsito da cidade


Atendendo determinação do prefeito Sebastião Madeira, o titular da Secretaria de Transporte e Trânsito (Setran), José de Ribamar Alves Soares, o Cabo Jota Ribamar, tem feito um esforço muito grande no sentido de organizar o trânsito na cidade que se tornou um verdadeiro gargalo para administração municipal. Isso porque nos últimos 10 anos, o número de veículos emplacados no município cresceu assustadoramente, além da cidade receber diariamente condutores de veículos dos municípios vizinhos, uma vez que Imperatriz se tornou um pólo comercial e universitário desta região maranhense.

Desta forma, o secretário Jota Ribamar justifica que todos os projetos, trabalhos e serviços desenvolvidos pela Secretaria têm por finalidade dar maior segurança, trafegabilidade e fluidez ao trânsito, buscando atender as demandas da clientela e aprimorando as práticas de fiscalização, sinalização e organização das vias que integram o sistema viário de nossa cidade. De acordo com o secretário, para cumprir com os objetivos propostos, a SETRAN conta com uma equipe de trabalho treinada para desenvolver os trabalhos inerentes aos setores e com uma Coordenação de Educação para o Trânsito que é um dos departamentos que compõe o quadro administrativo da Secretaria.

O departamento criado na atual gestão visa assegurar com prioridade a educação para o trânsito como um direito de todos, conforme prevê o artigo 74 do Código de Trânsito Brasileiro. Dentre os trabalhos desenvolvidos pela Coordenação de Educação para o Trânsito destaca-se o PROMETI (Programa Municipal de Educação para o Trânsito) criado pela Coordenação com o objetivo de formar uma nova consciência viária baseada nos princípios de cidadania no município de Imperatriz.

“Um trabalho que não é estático e mantém vínculo permanente com as escolas e com outros segmentos através de palestras e cursos de formação, organizados e executados pela equipe do PROMETI, com campanhas educativas em logradouros públicos, através dos meios de comunicação”, explica Jota Ribamar. O secretário afirma que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes desempenha atividades que são fundamentais para toda a população de Imperatriz e faz um resumo quantitativo e qualitativo dos serviços, projetos e programas desenvolvidos durante o ano de 2010.

Visando a melhoria e fluidez do trânsito em determinadas vias, a SETRAN tomou várias providências que foram bem recebidas pela população. Um exemplo é a transformação e mudança para sentido único das Avenidas Santa Teresa e Bernardo Sayão, com implantação de sinalização semafórica, sinalização vertical, (de regulamentação) e horizontal (faixas, setas, zebradas, etc.), assim como a Rua Simplício Moreira, no percurso da Rua Monte Castelo até a Rua João Pessoa – Bacuri, com implantação de sinalização vertical (de regulamentação) e horizontal (faixas, setas, zebrados, etc.).

Além do mais, a SETRAN se preocupa com a fiscalização geral na operação do trânsito, empregando seis viaturas, sendo dois Fiat Uno, quatro motocicletas e 18 agentes de trânsito distribuídos em dois turnos. Desta forma a Secretaria de Trânsito intensifica a fiscalização direcionada ao transporte irregular de passageiros: (vans, moto táxis clandestinos e táxi lotação). “Vale ressaltar que priorizamos ainda, o pronto atendimento a solicitações de interdições de vias, bem como, o apoio e fiscalização a eventos públicos”, concluiu o Cabo Jota Ribamar. (Comunicação)



*Fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/cidade.html

Um comentário:

  1. Estão abertas no email noderede@gmail.com as inscrições para o Encontro de Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão, dia 2 de setembro (quinta-feira), das 13 às 20 horas, no antigo Hotel Vila Rica (ao lado da Igreja da Sé).

    ResponderExcluir