segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Maranhão contará com mais quatro novos shoppings centers


Empresas apostam na dinamicidade do comércio e investem em shoppings na capital e no interior do estado



Na cidade de Bacabal, a Lastro Engenharia está lançando o Shopping Avenida, o primeiro do gênro na Região do Mearim, que vai atender vários municípios vizinhos

Dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) indicam que até o final do próximo ano 73 shoppings serão inaugurados, sendo que 32 deles ainda este ano. A previsão é que a Área Bruta Locável (ABL) dos novos empreendimentos comporte aproximadamente 14 mil lojas. De acordo com a entidade, em 2012, 6.500 lojas estarão prontas, atraindo cerca de 31,4 milhões de visitantes por mês.

No Maranhão, este ano deverá inaugurado um em Imperatriz e serem iniciados pelo menos três, em São Luís, São José de Ribamar e Bacabal. Juntos estes empreendimentos somam mais de R$ 200 milhões e devem criar cerca de 600 lojas.

O novo shopping center de Imperatriz é o Imperial, pertencente à Franere, tradicional empresa do ramo de construção civil que construiu em São Luís o Rio Anil Shopping. Segundo Marcos Regada Filho, trata-se de um empreendimento de R$ 90 milhões, porém há uma série de outras investimentos que não estão nesta contabilidade, como galeria de esgoto para a cidade, cinema etc.

O Imperial Shopping contará com três pavimentos, sendo um subsolo destinado a estacionamentos e dois pisos para estabelecimentos comerciais, nos quais serão distribuídas cerca de 190 lojas. Destas são cinco âncora e semi âncoras, um supermercado e quatro salas de cinema tipo "multiplex stadium". Haverá também praça de alimentação e área para recreação infantil. A previsão de entrega, segundo Regadas Filho, é dia 27 de setembro.

Bacabal

Semana passada, o empresário Osvaldino Pinho, da Lastro Engenharia, apresentou o projeto do primeiro shopping da região Mearim, o Avenida, que fica na cidade de Bacabal, onde a empresa lançou, ano passado, o primeiro condomínio vertical da região, o Park Avenida.

De acordo com o proprietário, o empreendimento vai atender, além de Bacabal, as populações de cidades vizinhas, como São Luiz Gonzaga, Alto Alegre do Maranhão, Lago Verde, Conceição de Lago Açu, Lago da Pedro, Olho d´Água das Cunhãs e muitos outros.
De acordo com o arquiteto Militão Gomes Filho, responsável pelo projeto, o shopping de Bacabal está adequado à realidade do município e vai dar uma nova dinâmica ao comércio da região. São 61 lojas satélites, duas âncoras (uma reservada para supermercado), parque infantil e duas salas de cinema. Também está projeta a construção de um torre para salas comerciais.

Pátio

Com lançamento previsto ainda para este mês, a Canopus vai construir em São José de Ribamar, às margens da MA 201, o Pátio Norte Shopping. São 123 lojas satélites, além de seis âncoras, já estando confirmadas algumas das principais marcas nacionais. Haverá também quatro salas de cinema (uma delas para projeções em 3D), praça de alimentação, amplo estacionamento etc.

De acordo com Parmênio Carvalho Júnior, estudos apontaram a necessidade de um empreendimento deste porte na área. O Pátio deve atrair público consumidor da Cidade Operária, Maiobão, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e de muitos bairros de São Luís, como São Cristóvão, Aurora, Cohab-Anil, Cohatrac etc.
O projeto já está aprovado pela Prefeitura de São José de Ribamar e a previsão é que a construção seja iniciada ainda este ano.

Cohatrac

Em São Luís, o novo empreendimento anunciado é do Grupo Lua Nova, o Shopping Passeio. De acordo com a empresa será o primeiro no estado com conceito de Street Mall, conhecido como shopping de bairro. Com lançamento previsto para junho do próximo ano, no bairro do Cohatrac, um dos mais populosos de São Luís.
De acordo com o projeto, vai oferecer um mix de lojas cuidadosamente escolhidas para atender aos moradores da região em suas principais necessidades de suas compras do dia a dia, serviços e lazer. O empreendimento vai agregar arquitetura contemporânea, praça de alimentação climatizada, elevador, dois acessos de escada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário