segunda-feira, 29 de março de 2010

ARMANDO NOGUEIRA MORREU. O VEJO VIVO COMO O FUTEBOL BRASILEIRO!!!


Transcrevo do blog do Juca Kfouri....

Armando Nogueira morreu.

A última vez em que conseguimos nos comunicar, porque por telefone era sempre uma choradeira, foi por meio de uma mensagem que ele me mandou, em 10 de dezembro de 2008, exatamente às 10h38, para agradecer uma referência qualquer feita por mim num programa de TV:

“Juca Kfouri, Teu carinho me conforta como o abraço de um irmão caçula.

Beijos do Armando”.

Fico aqui com minha dor, incapaz de ser minimamente objetivo.

Tenho por ele infinito carinho mesmo e sei o quanto ele penou para dirigir o jornal mais visto no país no período da ditadura.

Leal, ele agiu sempre no limite da dignidade possível.

E tratou de proteger o quanto pôde aqueles que eram perseguidos.

O Brasil perde um belo jornalista.

Transcrevo comentários de Pedro Bial para a Globo News...
Comecei a ler jornal por causa dos textos do Armando Nogueira, diz Pedro Bial

Em declarações dadas à Globo News, o jornalista Pedro Bial afirmou que Armando Nogueira foi um exemplo seguido no jornalismo por toda uma geração. "Eu e talvez toda a minha geração... nós simplesmente não existiríamos se não fosse Armando Nogueira. Eu comecei a ler jornal por causa dos textos dele", disse Bial.

Nogueira morreu hoje, aos 83 anos, em sua casa no Rio. Ele lutava contra um câncer no cérebro desde 2007.

"O destino ainda me reservou a chance de ter ele como meu primeiro chefe. É como se eu tivesse perdido um pai", disse Bial, emocionado.

Sobre os textos esportivos de Nogueira, Bial afirmou que o jornalista era a "prova atuante de que você pode fazer jornalismo de qualidade e também usar a língua portuguesa com seus melhores recursos e as mais belas palavras".

"Ele conseguia ver, além do jogo de futebol, o drama que existia além dos números do placar. Ele cunhava expressões pequenas e absolutamente sintéticas... foi ele quem chamou o Garrincha de anjo das pernas tortas", completou Bial.

"Há de se lembrar que o Armando era um tremendo e irresistível sedutor."

Eu mesmo, Dimas bom e velho torcedor do Botafogo, sobre o nosso mais ilustre torcedor, Armando Nogueira, que hoje subiu aos céus, para junto da nossa estrela solitária:

As crônicas de Armando Nogueira sempre me impressionaram, ao meu ver fenece aquele último lorde, de elegante estilo, exímio escritor sobre as coisas do esporte, mais principalmente do futebol do nosso coração brasileiro.

Ver, aplaudir, chingar, arregalar os olhos e gritar é fácil. Difícil mesmo é dizer sobre o que todos olham, mas só poucos enxergam. Só ele sabia do modo de falar pouco, diante do muito e fantástico que um anjo em forma de homem  fazia dentro de campo.

Descrever os craques só apelando aos Deuses e anjos - eles que fazem milagres - são agora bons parceiros no lugar eterno de Armando Nogueira. E por lá, talvez ele, esteja Ar - mando alguma boa História.

Deus te abençoe Armando!!!

2 comentários:

  1. PAULO JULIÃO JUNIORsegunda-feira, março 29, 2010

    Armando é um enciclopédia do Futebol rasileiro.
    Um dos crâneos futebol mundial.
    PAULO JULIÃO JUNIOR -RECIFE-PE

    ResponderExcluir
  2. De fato meu amigo...
    É uma perda irreparável, so nosresta lamentar e lançar aos céus os justos elogios.

    ResponderExcluir