terça-feira, 30 de março de 2010

O PT NACIONAL ESTÁ DE OLHO NO MARANHÃO: Olho vivo e faro fino!


É visível que os acontecimentos políticos recentes no Maranhão, estão sendo monitorados de perto pelos próceres do PT. A vinda ao Maranhão de José Eduardo Dutra, Presidente da Legenda e essa mensagem do Zé Dirceu falam por si mesmas.

Transcrevo aqui, texto publicado em 30-Mar-2010, no Blog do José Dirceu.


PT alia-se ao PC do B contra Roseana
Em seu encontro estadual e numa decisão apertada...

Em seu encontro estadual e numa decisão apertada - dois votos de diferença - o PT do Maranhão optou por apoiar o deputado Flávio Dino (PC do B) para governador do Estado numa aliança com os socialistas que tem o ex-governador José Reinaldo (PSB) como candidato ao Senado.

A coligação poderá vir a ter, ainda, o apoio do ex-governador Jackson Lago (PDT) - cassado pela justiça eleitoral - se este decidir não sair candidato ao governo maranhense com apoio do PSDB. O apoio de Lago é uma hipótese remota já que em entrevista ao Jornal Pequeno, de São Luís, ele parece caminhar para ser candidato novamente ao Palácio dos Leões por uma aliança PSDB-PDT, apesar da oposição que enfrentará da direção nacional do pedetista que já declarou apoio à candidatura Dilma Rousseff.

O PT deverá indicar o candidato ao Senado na chapa do PC do B, mas terá que conviver com Zé Reinaldo, do PSB, um provável apoiador do candidato da oposição à presidência da República, José Serra (PSDB-DEM-PPS). Em seu blog Zé Reinaldo já vem adotando uma posição abertamente antipetista e anti-Lula.

A questão do Maranhão tem implicações nacionais já que o encontro não apoiou a proposta de aliança com o PMDB e o apoio a Roseana Sarney, mesmo integrando seu atual governo, participação apoiada pela direção petista maranhense eleita em setembro de 2009.

No encontro estadual nesse final de semana, a regional defendeu a coligação com Roseana para a eleição desse ano e foi derrotada. Essa decisão do PT do Maranhão, na prática contraria as resoluções do 4º Congresso Nacional do partido, de priorizar a aliança com o PMDB e o palanque nacional de Dilma.

3 comentários:

  1. Prezado amigo e contemporaneo da ETFMa.
    Dimas Salustiano.
    Saiu no Blog do Ricardo Santos :
    Washington, maior articulador para colocar o PT no colo de Roseana, em troca de sua indicação para vice na chapa dela e da secretaria de educação para seu genro, Dimas Salustiano, não conseguiu cumprir a promessa.
    Pergunto, esse DIMAS acima referido é vc?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Prezado coelga de Escola Técnica:
    Eu me orgulho muito do nosso passado comum, nas escolas públicas.
    Eu não deixei de ser Dimas Salustiano.
    Mas, essa notícia tem tantos equívocos que vou te responder melhor.
    Mas, adianto, não me prometeram nada, não sou genro do Washington, sou casado com Vanessa Figueiredo.
    Ademais, estou filiado ao PC do B, muito ou sobretudo pela admiração que tenho pelo amigo, militante do ME em nossa época de UFMA e camarada Flávio Dino.
    Meu nome tem sido cogitado para Deputado Federal pelo PC do B, Partido no qual ocupo cargos na Direção Estadual e Municipal.
    Alguém atirou no que não viu.
    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Camarada Dimas, te peço que publiques essa resposta do presidente André ao Secretário Elson Araújo. O espaço que temos é esse alternativo. Em nome da luta do livre pensar, peço que repercuta a nota.

    Presidente do PT responde à Elson Araújo

    De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal, “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, mas para o Secretário de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz, Élson Araújo, parece ser vedada qualquer manifestação de pensamento que aponte os erros cometidos pelo governo tucano que comanda o município. Nesta quarta-feira, 31 de março, ele atacou de forma desequilibrada, com agressão verbal, o companheiro Carlos Hermes, membro da executiva municipal do PT e blogueiro, por ter divulgado e comentado matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo sobre o caso das crianças falecidas em nossa cidade por falta de UTIs.

    O companheiro não criou nenhum factoide. Ele repercutiu matéria publicada em um jornal de circulação nacional e fez comentários pertinentes e consistentes. E mais: assinou o que escreveu. Não se utilizou da covardia daqueles que se escondiam por trás de jornais apócrifos para difamar, criar factóides, atacar o companheiro Jomar quando este era prefeito de Imperatriz.

    O secretário, que mostra claramente já estar habituado a se utilizar de sofismas, quando necessário, para defender o governo a que pertence, diz que Carlos Hermes tenta “confundir a opinião pública e atacar o governo municipal”. Mas se formos observar bem, sua declaração evidencia que na verdade ele é quem procura confundir a comunidade, tentando dar ao fato uma significação que leve a população a acreditar que o governo do prefeito Madeira não tem nenhuma responsabilidade com esse grave e triste problema que está acontecendo em Imperatriz. E reage de forma enfurecida quando alguém chama atenção para a responsabilidade que o governo municipal tem com referida situação.

    Esse comportamento do secretário está em sintonia com a maneira com que o prefeito Madeira, que é médico, vem adotando ao ser questionado sobre o problema. Recentemente, em uma entrevista a um canal de televisão, ele tentou se eximir da responsabilidade sobre essa grave crise na saúde de Imperatriz e quis atribuí-la ao governo federal, mesmo tendo sido deputado federal por 14 anos. E oito desses anos coincidiram com o mandato do seu aliado e correligionário, o presidente FHC. Poderia ter agido em defesa da saúde pública de Imperatriz.

    Por outro lado, alguns questionamentos precisam ser feitos: por que só agora, após o problema ter “estourado” na imprensa nacional, o governo municipal veio demonstrar preocupação? Quer dizer então que se isso não tivesse acontecido as crianças continuariam falecendo sem que o município se preocupassem com a situação? E nesse ponto cabe, sim, questionar a atuação do governo e da secretária de saúde, por coincidência um médica.

    Quando o companheiro Jomar saiu da prefeitura, deixou 13 leitos de UTIs no hospital municipal, assim como um hospital da criança, o antigo hospital Nice Lobão, em pleno funcionamento, o que demonstra que o município pode desenvolver um trabalho que reduza ou elimine esse tipo de caso. Para isso, há as verbas da saúde, que a prefeitura recebe mensalmente.

    Será que o Ministério Público pediu intervenção do governo federal na saúde pública de Imperatriz por considerá-la boa, como apregoa os membros do governo municipal? O secretário parece acreditar nessa ideia, assim como propagam nos quatro cantos da cidade que a saúde em Imperatriz melhorou, mesmo não se tendo notícia de outros tempos em que morreram tantas crianças no hospital público do município.

    Portanto, não é tentando inibir as críticas aos problemas existentes no governo e na cidade que se resolve esse problema. Este será só se resolverá com ações práticas.



    André da Silva Santos

    Presidente do PT de Imperatriz

    ResponderExcluir