segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Povo indígena recebe atendimento de alunos e professores da Unisulma




Hábitos alimentares e cuidados com a saúde fazem parte do diagnóstico pesquisado

Na última quinta,18, e sexta feira,19, acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem e Nutrição realizaram uma avaliação nutricional e antropométrica dos índios da aldeia Krikati, São José, no município de Montes Altos, há 86 km de Imperatriz. Cerca de 53 famílias foram atendidas e mais de 400 indígenas participaram das atividades.

A ação tem como objetivo traçar um perfil alimentar da aldeia, além de diagnosticar possíveis problemas de saúde dos índios, por meio da coleta de glicemia e aferição da pressão arterial. Peso, estatura e Índice de Massa Corporal (IMC) também foram avaliados. Os resultados devem ser apresentados até junho deste ano, pois outras visitas devem ser feitas para complementar os trabalhos.

“É sempre um desafio atuar em população que tem hábitos diferentes dos nossos. Os índios possuem suas características e isso nos ensina muito para atuação profissional”, afirma a professora Juraciara Abreu, do curso de Nutrição, que acompanhou as alunas Aureildes Lima e Kamila Sampaio, 8º período. Os estudantes de Enfermagem Luis Felipe Macedo e Terezinha Machado, 4º período, foram orientados pelo professor Oswaldo Theodoro,que já esteve em outras oportunidades na aldeia. 
 

Vale destacar que todas as atividades tiveram o auxílio dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS), Artur Cutete Junior Milhomem e Iraceni Cirqueira de Oliveira, do técnico de Enfermagem, Paulo Kujahpy Krikati, e do enfermeiro do Posto de Saúde da Família (PSF), Bruno Leonardo Cruz. (ASCOM/William Castro)

*Fonte: www.unisulma.edu.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário