sábado, 4 de maio de 2013

O QUE ESTÁ EM JOGO NO SETOR DE ENSINO PARTICULAR?





Dimas Salustiano
Nos últimos dez anos a educação no Brasil enfrentou uma expansão de vagas sem precedentes, aumentamos nossa capacidade instalada, reduzimos sensivelmente o número de crianças fora da escola, a formação de professores experimentou um elevado crescimento. Tudo isso, com políticas conseqüentes do Governo Federal para a área e forte investimento do setor privado. A UNISULMA é um exemplo disso tudo.

O ENEM, inicialmente tão criticado, permitiu a aproximação com a idéia de universalização de ingresso no ensino superior, além do que os programas de apoio para ingresso e permanência nas Universidades como o PROUNI e o FIES estão consolidados e puxaram as classes C, D e E para os bancos das escolas.

O mês de abril deste ano de 2013, nos apresenta uma situação nova, que aprofunda e coloca a todos envolvidos com a educação um caminho sem volta. Nos últimos quatro anos a tendência de aquisições, incorporações e fusões em virtude da abertura de capital em bolsa dos grandes grupos educacionais, mais do que nunca nos exige pensar nossas organizações como empresa e a educação como negócio. "O sonho acabou"!

A incorporação de ações em bolsa do Grupo Anhanguera pela Kroton, cria um conglomerado educacional gigante, com 1 milhão de alunos, sendo que destes 485 mil no ensino superior presencial, 445 mil no ensino superior a distância, 70 mil em cursos livres a distância e 289 mil na educação básica. E nós da UNISULMA com isso? Não esquecer que a Kroton, comprou a rede Pitágoras no Brasil e por conseguinte a FAMA em Imperatriz e São Luís. A fusão entre Anhanguera e Kroton no Brasil, cuja operação precisa ser aprovada pelo CADE (Conselho de Defesa Econômica), significa um negócio cuja receita bruta alcança 5,8 bilhões e o valor do negócio pode atingir R$ 13 bilhões. Em virtude de sua capilaridade, otimização de custos e capacidade de investimento e expansão.

Isso tudo, exige de nós todos da UNISULMA, constatar que ou nos adaptamos às mudanças que nos cercam e atingem ou iremos engordar os números de falências e fechamentos no setor. Temos que ser profissionais e mais ágeis nas decisões, nossos coordenadores precisam urgentemente ser gestores dos cursos, nosso modelo é o do mercado e não o do setor público. Não visamos só o lucro, mas sem lucro não crescemos e não funcionamos. Temos que tratar muitíssimo bem as pessoas que nos cercam, mas principalmente nossos clientes, isto é, nossos alunos. Dez alunos que se ganha é ouro, um aluno que se perde é um prejuízo irreparável.

Se vamos virar uma "quitanda" ou uma rede de "supermercados" é a situação dilemática que consumirá nossas preocupações pelos próximos tempos. E é uma questão de responsabilidade, dos sócios, dirigentes e gerentes. Não nos olvidemos. É uma questão de vida ou morte!

*
Prof. Ms. Dimas Salustiano da Silva - Presidente da UNISULMA.












Nenhum comentário:

Postar um comentário