terça-feira, 20 de outubro de 2009

UM NOVO LIVRO NA PRAÇA

Trata-se de um novo livro, preparado no Brasil pelo Centro de Estudos Norberto Bobbio, coordenado pelo Professor Celso Lafer. A obra toma por base, como tantas outras de Bobbio ensaios e estudos do autor reunidos em uma coletânea sobre a paz e a guerra.


O ponto de partida reside em ver a guerra como um fato indiscutível, possível de ser observado desde a origem da humanidade até os dias de hoje. A guerra é natural e trágica. Talvez, mais trágica ainda porque natural. Está grudada no DNA da natureza humana.

Esta presença inelutável da condição humana carece de uma ausência nas Relações Internacionais e no Direito Internacional. Na ausência de uma autoridade jurídica ou de uma autoridade política superior que evite ou contenha, arbitre e julgue os conflitos bélicos entre Estados é precisamente nesta questão que a análise de Bobbio está assentada. Muito mais como uma constatação que como uma reflexão.

Dos textos de Bobbio não se espere felicidade, nem encantamento, tampouco um idealismo hipócrita. Ou seja, nem apologia aos canhões nem preconceitos pacifistas. Na melhor tradição da Escola Analítica italiana é um estudo sobre fatos brutais, trágicos e irracionais de uma guerra e como uma ordem política juridicamente organizada pode oferecer regras, racionalidade e soluções. Eis-nos perante um desafio intrigante.

Livro: O TERCEIRO AUSENTE: ENSAIOS E DISCURSOS SOBRE A PAZ E A GUERRA


Autor: Norberto Bobbio


Editora: Manole


Tradução: Daniela Beccacia Versiani


Prefácio e Introdução: Celso Lafer


Valor: R$ 38,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário