sexta-feira, 21 de maio de 2010

O PT NACIONAL ADIA ENCONTRO NO MARANHÃO

Ao meu ver, primeiro vão adiar o Encontro do PT no Maranhão, que estava marcado para 21 e 22 de maio. O Próximo encontro só será realizado em 17 de junho.

Depois no dia 11 de Junho, após um profundo desgaste, vai haver algum tipo de intervenção no PT do Maranhão por parte do Diretório Nacional.

Decorrido o período eleitoral, entre a eleição e a posse do novo Presidente da República, vai ocorrer uma caça às bruxas.

Leiam o presente ofício:

OFÍCIO SORG 113/10

Brasília, 21 de maio de 2010.

PARA: SECRETARIA ESTADUAL DE ORGANIZAÇÃO PT/MA
C/CÓPIA: VICE-PRESIDÊNCIA ESTADUAL PT/MA e PRESIDÊNCIA ESTADUAL PT/MA

DE: SECRETARIA NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO
ASSUNTO: DETERMINAÇÃO DE NÃO REALIZAÇÃO DE ENCONTRO ESTADUAL EXTRAORDINÁRIO

Recebemos hoje (21/05), através de mensagem eletrônica, documento assinado pelo Vice-Presidente Estadual, Augusto Lobato, e pelo Secretário de Organização, Bira do Pindaré, ratificando a convocação de Encontro Estadual Extraordinário para Definição de Candidaturas do PT no Maranhão, a ser realizado hoje (21) e amanhã (22).

Considerando a gravidade da situação política interna no PT no estado, com manifesta divisão do partido, inclusive com ameaças físicas feitas através da mídia local e nacional;

Considerando haver recurso das decisões do Encontro de Definição de Tática Eleitoral ainda pendente de decisão da instância nacional;

Considerando a decisão da Comissão Executiva Estadual que, legitimada pelo artigo 95 do Estatuto, adiou o Encontro Estadual de Definição de Candidaturas para 19 de junho de 2010;

Considerando que, embora o artigo 96 do Estatuto do PT permita que 1/3 dos delegados solicitem a convocação de Encontro Extraordinário, a letra “d” do artigo 79, combinado com o artigo 98, determina que a convocação do Encontro, ou sua formalização, deve partir da Comissão Executiva Estadual, até mesmo pela necessidade de analisar se os signatários são mesmo delegados ao Encontro e, eventualmente, se as assinaturas pertencem aos mesmos;

Considerando que, mesmo que a convocação fosse regular, foi efetuada um dia antes de sua realização, não garantindo a devida comunicação ao conjunto dos delegados do Estado, bem como a infraestrutura necessária ao transporte, alimentação e segurança física dos mesmos;

Considerando finalmente que, amparado pela Resolução do 4º Congresso Nacional do PT sobre Tática e Política de Alianças, o assunto “Coligações Estaduais do PT no Maranhão” já está pautado para a reunião do Diretório Nacional de 11 de junho de 2010;

Determinamos ao Diretório Estadual, e particularmente aos signatários da convocação, em caráter emergencial, após consulta ao Presidente Nacional do PT, e lastreados pelas normas partidárias e decisões de instâncias superiores do PT, a não realização do referido Encontro Extraordinário nos dias 21 e 22 de maio de 2010, devendo o Encontro ser realizado na data já marcada pela Comissão Executiva Estadual, ou seja, 19 de junho de 2010.

Atenciosamente,

Paulo Fratesci
Secretário Nacional de Organização do PT

7 comentários:

  1. É o PT do Lula, terminando de se liquidar...
    Onde ficará a história do partido, e a coerência dos seus dirigentes...
    Tudo isso em nome de que dignidade???
    É o final...

    ResponderExcluir
  2. É bom deixar claro que o meu post não expressa o meu desejo nem tampouco o meu querer.
    Mas, alerta para uma situação real, para a qual temos que nos preparar.
    É o fim de uma época idílica, que na verdade já se encerrou já faz muito tempo. Disso tudo, surgirá um PT no Maranhão assemelhado ao PT Nacional com negociações pragmáticas e desejoso de poder.
    Quem fica: Washington, os Heluy e os comerciários, indpendentes, dispersos e históricos.
    Quem sai: Dutra, Augusto Lobato, Silvio Bembem, Márcio Jardim, Franklim.
    Para onde vão? PSOL, PDT, PC do B, eis a dúvida.
    Outra dúvida: Bira do Pindaré.
    Atentemos para esse cenário.

    ResponderExcluir
  3. Caro Dimas,
    A título te informe:
    Estou neste exato momento em São Luís e o encontro transcorre normalmente aquí no Sindicato dos Bancários com presença de mais de 90 delegados. Acredito que a tentativa de barrar o encontro foi em vão, porque a plenária é soberana como bem sabes, e somente ela poderá desconvocar o encontro já firmado no programa do PT.
    Saudações
    Sóstenes Salgado

    ResponderExcluir
  4. Caro Dimas,
    O Presidente Lula, pediu a Roseana que quer um senador do PT no MA, o Bira do Pindare, como candiadato mais credenciado a esse cargo ja avaliou este pedido.

    ResponderExcluir
  5. Ficarei decepcionado se o pt nacional não respeitar o diretorio estadual do pt no maranhão

    ResponderExcluir
  6. O professor Dimas Salustiano, ao se prender meramente à exposição dos fatos, assume o risco de provocar interpretações dúbias quanto ao seu pocionamento diante à vergonhosa iniciativa de parte do PT em apoiar a candidatura de Roseana Sarney. Seria bom se os posts viessem acompanhados de uma reflexão crítica quanto ao relatado.

    Clayton Noleto - Presidente Municipal do PCdo B

    ResponderExcluir
  7. Querido Dimas,
    Em virtude do acidente automobilístico que nos reteve na BR, não chegamos a tempo para o Ato Solene de Desinfecção da Estrela do Glorioso PT.
    Contudo, superado o susto do sinistro, participamos desde a abertura do Encontro com a presença de mais de 200 pessoas entre filiados, militantes de delegados e convidados (as).
    Conforme deliberamos no Encontro de Março, no qual aprovamos a Política de Aliança, realizamos o Encontro de Maio e definimos as candidaturas: de Terezinha Fernandes à Vice-Governadoria, Bira do Pindaré ao Senador da República e os suplentes: Colaço e Franklin e, concomitantemente, nossos candidatos à Câmara Federal e à Assembléia Legislativa.
    Portanto, temos a convicção que contribuiremos para o que dizem as companheiras: VAI AVANÇAR... VAI AVANÇAR A UNIDADE POPULAR! Com Dilma Lá e Flávio Cá.
    Ah! Poderias ter economizado tempo e espaço ao reproduzires o Ofício da Sorg.
    Beijos,
    Dalva

    ResponderExcluir