segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PROFESSOR DIMAS SALUSTIANO: o mais novo filho de Imperatriz


Advogado, professor mestre, blogueiro e agora oficialmente cidadão de Imperatriz. Dimas Salustiano da Silva recebeu, nesta sexta-feira (25), o Título de Cidadão Imperatrizense. Nascido em São Luís, o professor Dimas tem uma trajetória de atuação bastante dinâmica aqui na terra da segunda maior cidade do Maranhão, onde foi um dos fundadores e depois diretor geral da Unisulma e, atualmente, preside a UNIMAS – União pelo Maranhão do Sul de Cultura e Cidadania. Na sua vida profissional, atua como advogado-sócio da Directus Advocacia e Consultoria, professor do Curso de Direito da Ufma e vice-presidente de expansão e novos negócios da Unisulma. O professor Dimas tem cantado em crônicas as coisas da Princesa do Tocantins, que saem publicadas nos jornais e na internet. Dimas conta em entrevista um pouco da emoção de receber esse título e um pouco de sua trajetória.

Dimas, ficou surpreso com o título de Cidadão Imperatrizense? 

Preliminarmente, devo palavras de agradecimento à vereadora Fátima Avelino, pela iniciativa, bem como, aos demais vereadores que por unanimidade aprovaram a proposição. Recebo o título de cidadão de Imperatriz com alegria e satisfação. Sinto-me honrado com a distinção pelo meu trabalho na área de educação à frente da UNISULMA da qual sou dirigente e sócio mantenedor. Creio também, que a minha luta por justiça e na defesa dos direitos humanos, quer seja como advogado ou como professor recebe o reconhecimento do povo de Imperatriz e da Região Tocantina. 
 
Como foi a sua chegada a Imperatriz?

Finquei os pés por aqui, para como acadêmico de Direito, assistir ao julgamento dos assassinos do Padre Josimo. Depois, colaborei como integrante do Escritório Jurídico Popular “Desacato” para uma campanha vitoriosa pela direção do Sindicato de Trabalhadores Rurais. Como um jovem professor de Direito Constitucional da UFMA estive dando palestras e ajudando a difundir as idéias do Professor Roberto Lyra Filho que na época chamamos de Movimento por um Direito Alternativo. Somente, há pouco mais de dez anos estou aqui como empreendedor na área educacional, e, portanto, com residência na cidade.

Sabemos que você tem várias ações em Imperatriz, pode destacar algumas das quais você mais tem orgulho?

Das atividades que a UNISULMA realiza com a comunidade, que se contabiliza às centenas, destaco o apoio ao CENAPA e o seu time de cadeirantes no basquete. Além disso, o Núcleo de Prática Jurídica da UNISULMA faz um trabalho gratuito e de acesso à Justiça que me enche de orgulho. É difícil falar do que se faz. Mas, gosto bastante do projeto que desenvolvo na área jurídica que se denomina “O Direito e a Sétima Arte”, onde películas servem de pano de fundo para bons debates jurídicos.

Como é seu pensamento político?

Sou filiado ao Partido dos Trabalhadores. Acredito em Partidos Nacionais. Mas, cada lugar é um lugar e tem suas especificidades. Pensar globalmente e agir localmente no momento guia minhas preocupações políticas. Por isso, agradeço a vinda para prestigiar esse ato do meu amigo, companheiro e liderança política Washington Luiz Vice-Governador do Maranhão.

Você tem escrito umas crônicas sobre Imperatriz. É sua intenção publicar um livro no futuro?

Tenho. Costumo tentar entender os lugares por onde ando. E Imperatriz é um grande laboratório para os interessados por Sociologia, Antropologia e Política. É possível que em 2012 seja dado ao público uma brochura com o seguinte título: “Um Itinerário Lúdico-Cultural de Imperatriz do Maranhão”.

Qual sua definição de Imperatriz?

Um lugar no qual criaram um município, mas esqueceram de inventar uma cidade. Que reivindica diuturnamente por cidadania. Onde quase tudo é precário. Um espaço geográfico cuja identidade é a diferença. Onde o traço mais emblemático é o trabalho da sua gente. E para quem trabalha a alegria e a festa está presente em cada esquina.

Que mensagem você deixa a população de Imperatriz?

Estamos testemunhando profundas mudanças no Brasil. Existe um país diferente que vem sendo desbravado e construído com muito suor no interior, nos rincões, naqueles lugares que os fortes não temem. Aqui, nesse “Bico do Papagaio”, existe um quadrilátero de desenvolvimento econômico pujante. Estou a me referir, a Imperatriz e Açailândia no Maranhão, Araguaína no Tocantins e Marabá no Pará que crescem mais que o dobro da média nacional. Com isso, uma larga faixa da população passará a fazer parte da classe média sedenta por consumo e melhores serviços. E certamente vão exigir mais dos seus governantes não apenas políticas públicas mais condizentes, mas também administrações honestas, probas, competentes e eficientes.

Assessoria de Imprensa

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O professor Dimas Salustiano recebe hoje o Título de Cidadão Imperatrizense concedido pela Câmara Municipal de Imperatriz

O Titulo de Cidadão de Imperatriz foi conferido ao professor Dimas Salustiano por iniciativa da vereadora Fátima Avelino. A solenidade de entrega acontecerá hoje (25) as 16 horas no plenário Léo Franklin, do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa (Câmara Municipal de Vereadores de Imperatriz).

O professor Dimas Salustiano recebeu com muito orgulho e alegria a indicação ao Título de Cidadão Imperatrizense. “Sabendo que nós não temos a possibilidade de escolher de onde nascer, mas optamos gerados pelas circunstâncias e pelo desejo, de onde viver, Imperatriz acolhe de maneira espontânea e democrática tanto àqueles que aqui nasceram, quanto àqueles que escolheram viver nas barrancas do Rio Tocantins”, disse o professor.

Na ocasião o vice-governador do Estado, Washington Luís (PT), em visita que fará à Região Tocantina nos dias 25 e 26 de novembro, vai prestigiar a entrega do título e reforçará os laços políticos e de amizade com o professor.

Dimas Salustiano, nascido em São Luís, com uma trajetória dinâmica em Imperatriz, é um dos fundadores e depois foi diretor geral da Unisulma e, atualmente, preside a UNIMAS – União pelo Maranhão do Sul de Cultura e Cidadania. Na vida profissional, atua como advogado sócio da Directus Advocacia e Consultoria, professor do Curso de Direito da Ufma e vice-presidente de expansão e novos negócios da Unisulma.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vice-governador prestigia entrega do Título de Cidadão Imperatriz concedido pela Câmara Municipal de Imperatriz

Washington Luís aproveita a ocasião para reforçar os laços políticos e de amizade com o professor Dimas Salustiano, um dos homenageados.

O vice-governador do Estado, Washington Luís (PT), em visita que fará à Região Tocantina nos dias 25 e 26 de novembro, vai prestigiar a entrega do título de Cidadão Imperatrizense, honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Imperatriz.

Washington Luís aproveita a ocasião para reforçar os laços políticos e de amizade com o professor, advogado e militante do Partido dos Trabalhadores, Dimas Salustiano, um dos agraciados com a homenagem. A vinda do vice-governador, entre os compromissos assumidos na agenda de governo, também estreita os laços com as personalidades que colaboraram com o setor educacional em Imperatriz.

O professor Dimas Salustiano recebeu com muito orgulho e alegria a indicação ao Título de Cidadão Imperatrizense. “Sabendo que nós não temos a possibilidade de escolher de onde nascer, mas optamos gerados pelas circunstâncias e pelo desejo, de onde viver, Imperatriz acolhe de maneira espontânea e democrática tanto àqueles que aqui nasceram, quanto àqueles que escolheram viver nas barrancas do Rio Tocantins”, disse o professor.

Dimas Salustiano é um entusiasta pelos projetos que buscam desenvolver as potencialidades da Região Tocantina, principalmente no setor da Educação Entre eles, está a criação de uma Universidade Estadual Autônoma do Vale do Tocantins, a UNIVAT, como o professor a concebeu. Segundo ele, a UNIVAT ajudaria a região a deixar de ser refém das decisões de São Luís e uma forma inequívoca de combinar desenvolvimento econômico, sustentável gerando desenvolvimento industrial com conhecimento de ponta. “Percebo com essa distinção a mim concedida, o reconhecimento do meu compromisso com a Justiça, Educação e desenvolvimento da cidade de Imperatriz”.

O Titulo de Cidadão de Imperatriz foi conferido ao professor Dimas Salustiano por iniciativa da vereadora Fátima Avelino. Dimas Salustiano, nascido em São Luís, com uma trajetória dinâmica em Imperatriz, é um dos fundadores e depois foi diretor geral da Unisulma e, atualmente, preside a UNIMAS – União pelo Maranhão do Sul de Cultura e Cidadania. Na vida profissional, atua como advogado sócio da Directus Advocacia e Consultoria, professor do Curso de Direito da Ufma e vice-presidente de expansão e novos negócios da Unisulma.

*Fonte: www.unisulma.edu.br

sábado, 19 de novembro de 2011

Acadêmico da Unisulma representa o Maranhão em feiras nacionais e internacionais

Projeto de aluno da Unisulma é premiado com menção honrosa de ciência e tecnologia pela UNESCO. Além to título, o aluno e o orientador receberam um notebook e uma viagem para conhecer a sede da instituição, em Paris.

A pesquisa científica vem recebendo maior visibilidade nos últimos tempos. Diversas são as feiras que incentivam e promovem os trabalhos. A Unisulma sedia a Semana do Meio Ambiente, onde é dado um espaço para exposição de projetos e os melhores recebem credenciais para outros eventos nacionais (como a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e a MOSTRATEC - Mostra de Ciências e Tecnologia).

Carlos Pereira Martins e Thiago Pinto, orientados pelo professor Zilmar Timoteo Soares (Prof. Dr. do curso de Ciências Biológicas e Nutrição da Unisulma), iniciaram o laboratório alternativo. Visando construir aparelhos para as aulas práticas de química e assim possibilitar o acesso às experimentações, mesmo em locais com deficiência de estrutura.

Porém, com o tempo foi constatada a carência de reagentes para que os experimentos fossem realizados. Iniciou-se então outro projeto, “materiais alternativos como instrumentos de ensino e aprendizagem em química: uma abordagem construtiva na experiência formativa do acadêmico de ensino médio”. Nesse projeto apenas Carlos continuou e entrou a filha do professor Zilmar, Emily Ferreira Soares.

A dupla passou a trabalhar na extração de reagentes, álcool, ácido e essências (tudo extraído de frutas) para dar complemento ao projeto antigo. Dessa maneira, a união dos projetos laboratório alternativo e materiais alternativos permitiria as aulas práticas em qualquer instituição, pública ou privada que não possua estrutura nem equipamentos.

Após ficarem em primeiro lugar na MOSTRATEC, receberam o prêmio de menção honrosa, notebooks e uma viagem para conhecer a sede da UNESCO, em Paris. A viagem está programada para julho do ano que vem e eles irão passar 15 dias na Cidade Luz. (Guilherme Barros – ASCOM/UNISULMA)

*Fonte: www.oprogressonet.com

domingo, 13 de novembro de 2011

Maranhão vai sediar congressos nacional e internacional de Direito

As inscrições podem ser feitas no site do Congresso (www.eventosnedc.com.br).

O Maranhão sediará o 1º Congresso Internacional de Direito Constitucional e o 4º Congresso Brasileiro de Direito Constitucional, que acontecem simultaneamente nesta quarta (16), quinta (17) e sexta-feira (18), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma, em São Luís). A promoção é do Núcleo de Direito Constitucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio do Governo do Estado. Com o tema “Federalismo e mundo globalizado”, o evento é coordenado pelo professor doutor Paulo Roberto Barbosa Ramos. “É o maior encontro de juristas na área do Direito Constitucional já ocorrida no estado”, assinalou o coordenador.Participarão do evento palestrantes da Espanha, Portugal e Itália, além de eminentes convidados brasileiros, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes; o professor titular da PUC-SP, Luiz Alberto David Araújo; e o doutrinador Dirley da Cunha Júnior.

Também entre os convidados, o professor doutor Balaguer Callejón, que recentemente foi agraciado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o título de “Professor Honoris Causa”. Com saber reconhecido, ele é autor de 200 publicações, entre artigos e livros na Espanha, Alemanha, França, Itália, Peru, Portugal, Suíça.A temática escolhida é pertinente ante a realidade mundial e a necessidade do aprimoramento do debate sobre as formas de Estado e o processo de globalização. Para os dois eventos, são esperados mais de mil participantes.

A programação inclui exposições teóricas, apresentações musicais, exposições culturais e lançamentos de livros, como o do Congresso, cujo título é “Federalismo e Mundo Globalizado”; a Revista do Curso de Direito e obras de autoria do coordenador-geral do evento, denominadas “Federalismo e descentralização territorial em perspectiva comparada” e “O conceito de Constituição em Ferdinand Lassalle”.

As inscrições podem ser feitas no site do Congresso (www.eventosnedc.com.br). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3301-8433.

*Fonte: www.imirante.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Banco do Nordeste realiza 79 oficinas para divulgar Programa Banco do Nordeste de Cultura 2012

O Banco do Nordeste realizará um elenco de oficina de elaboração de projetos culturais em 79 cidades dos 11 estados da sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), no período de 21 de outubro a 02 de dezembro.

O objetivo das oficinas é oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos financeiros do Programa Banco do Nordeste de Cultura – Edição 2012 – Parceria BNDES, inclusive com o fornecimento detalhado de informações sobre preenchimento de formulários de inscrição. O ingresso nas oficinas é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

O Programa Banco do Nordeste de Cultura – Parceria BNDES é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com a parceria do BNDES, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos.

A primeira oficina será realizada na próxima sexta-feira, 21, às 13h30, em Fortaleza, no seguinte endereço: Centro Cultural Banco do Nordeste – rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Nos onze estados, as oficinas acontecerão nas seguintes cidades e datas: • Maranhão (São Luís, 31/10; Açailândia, 01/11; Alcântara, 08/11; Barreirinhas, 11/11; Balsas, 17/11; e Carolina, 18/11). • Piauí (Teresina, 03/11; São Raimundo Nonato, 07/11; Guaribas, 08/11; Bom Jesus, 09/11; Parnaíba, 14/11; Pedro II, 16/11; Campo Maior, 21/11; e Piripiri, 22/11). • Ceará (Fortaleza, 21/10; Iguatu, 25/10; Juazeiro do Norte, 26/10; Quixeramobim, 28/10; Aracati, 03/11; Salitre, 03/11; Tamboril, 04/11; e Viçosa do Ceará, 08/11). • Rio Grande do Norte (Natal, 24/10; Touros, 26/10; Nova Cruz, 28/10; Angicos, 03/11; Mossoró, 04/11; Parelhas, 11/11; e Pau dos Ferros, 23/11). • Paraíba (João Pessoa, 24/10; Sousa, 26/10; Barra de Santa Rosa, 28/10; Mamanguape, 31/10; Gurinhém, 04/11; São José de Piranhas, 09/11; Princesa Isabel, 10/11; Cajazeiras, 16/11; Campina Grande, 16/11; e Sumé, 17/11). • Pernambuco (Recife 16/11; Garanhuns, 17/11; Petrolina, 18/11; Caruaru, 18/11; Limoeiro, 19/11; Ouricuri, 24/11; Serra Talhada, 25/11; Palmares, 29/11; Itamaracá, 01/12; e Porto de Galinhas (Ipojuca), 02/12). • Bahia (Salvador, 28/10; Ilhéus, 07/11; Paulo Afonso, 08/11; Feira de Santana, 09/11; Vitória da Conquista, 10/11; Irecê, 10/11; Lençóis, 11/11; Amargosa, 11/11; Poções, 11/11; Cachoeira, 12/11; Rio de Contas, 12/11; e Barreiras, 17/11). • Alagoas (Maceió, 17/11; Penedo, 21/11; Piranhas, 22/11; Marechal Deodoro, 23/11; e Arapiraca, 24/11). • Sergipe (Aracaju, 03/11; Laranjeiras, 04/11; São Cristóvão, 07/11; Itabaiana, 08/11; e Estância, 09/11). • Minas Gerais (Montes Claros, 28/10; São Francisco, 31/10; Serro, 31/10; Diamantina, 01/11; e Rio Pardo de Minas, 04/11). • Espírito Santo (Colatina, 08/11; Ecoporanga, 09/11; e Pinheiros, 10/11).

Parceria destina R$ 8 milhões para apoiar a cultura em 2012

No Portal do BNB (www.bnb.gov.br), o edital contendo o regulamento do Programa e os respectivos formulários eletrônicos para inscrição de projetos, bem como as instruções para preenchimento e o modelo de relatório para prestação de contas.

Juntos, o Banco do Nordeste e o BNDES destinarão, no próximo ano, o montante de R$ 8 milhões para projetos a serem selecionados nas seguintes áreas: música (com dotação de R$ 1,5 milhão), literatura (R$ 1,0 milhão), artes cênicas (R$ 1,25 milhão), dança (R$ 500 mil), artes visuais (R$ 1,0 milhão), audiovisual (R$ 1,0 milhão); patrimônio (R$ 500 mil) e artes integradas ou não-específicas (R$ 1,25 milhão).

Serão contemplados pelo menos 303 projetos – sendo, no mínimo, 59 de música, 38 de literatura, 55 de artes cênicas, 18 de dança, 44 de artes visuais, 22 de audiovisual, 18 de patrimônio e 49 de artes integradas ou não-específicas. O apoio ao Programa Banco do Nordeste de Cultura atende à diretriz adotada pelo BNDES de promover a descentralização territorial da oferta de bens culturais, aproveitando a maior capilaridade do Programa no apoio a projetos culturais no Nordeste e demais áreas de atuação do Banco do Nordeste.

Inscrição e habilitação de projetos

O período de inscrição dos projetos será de 01 de novembro a 16 de dezembro deste ano, mediante entrega de seis vias de formulário de inscrição impresso, devidamente preenchido com letra legível, digitado ou datilografado, assinado por responsável pelo projeto, e acompanhado de seis cópias de cada anexo indicado no formulário. o formulário de inscrição e todas as informações necessárias aos proponentes estão disponíveis no Portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br).

*Fonte: www.bnb.gov.br

Lei que permite reajuste do mínimo por decreto até 2015 é constitucional, decide STF

A lei que permite ao Executivo reajustar o salário mínimo por decretos entre 2012 e 2015 é constitucional, decidiu na tarde de ontem (3) o Supremo Tribunal Federal (STF). Por maioria de 8 votos a 2, os ministros rejeitaram a ação protocolada em conjunto pelo PPS, PSDB e DEM em março. Os partidos pretendiam derrubar a lei, que entrou em vigor em fevereiro, por entenderem que a Constituição determina que o mínimo seja fixado apenas por lei.

O Advogado-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, defendeu que a lei estabelece apenas um comando para o Executivo. “O que se pretende não é absolutamente delegar ao Executivo a fixação de salário mínimo, mas tão somente determinar ao presidente que, mediante ato administrativo, declare, publique esse valor já fixado, segundo critérios estabelecidos em lei”, disse Adams, lembrando que essa é uma forma transparente de comunicar a política de reajuste do salário mínimo.

O advogado das legendas, Renato Campos, destacou que as questões que permeiam o reajuste do mínimo são imponderáveis e que o Congresso Nacional é o único espaço adequado para discussão política sobre o assunto. “Não pode isso ser reduzido a uma questão de mera equação aritmética”, defendeu, lembrando ainda que a Presidência só poderia determinar reajustes se o Congresso lhe delegar essa função.

Em seu voto, a relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, seguiu as ponderações da AGU, entendendo que a Presidência da República não fixará valores por meio do decreto, apenas seguirá aplicação aritmética dos índices já fixados pelo Congresso Nacional. “Tal decreto não inova a ordem jurídica, tão somente aplica a lei tal como ditado para cada período”, disse a ministra, refutando que a lei abre espaço para abuso no poder de regulamentar do Executivo.

Os únicos votos contrários foram dos ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello, que defenderam atuação prévia do Congresso Nacional na fixação dos valores. “O Congresso não pode apear do poder de tratar a matéria. A Constituição quer a participação anual do Congresso Nacional. Por um ato do presidente toda a Federação será atingida, e toda a economia”, disse Britto ao abrir a divergência. Já Marco Aurélio criticou a “inapetência normativa do Congresso”.

Apesar de ter votado a favor da lei, Gilmar Mendes também destacou sua preocupação com a extrapolação de limites quando os Poderes tratarem do assunto futuramente. “Eu tenho medo que o Congresso passe a aprovar esse tipo de delegação para 2020”, disse o ministro.

*Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Lei que permite reajuste do mínimo por decreto até 2015 é constitucional, decide STF

A lei que permite ao Executivo reajustar o salário mínimo por decretos entre 2012 e 2015 é constitucional, decidiu na tarde de ontem (3) o Supremo Tribunal Federal (STF). Por maioria de 8 votos a 2, os ministros rejeitaram a ação protocolada em conjunto pelo PPS, PSDB e DEM em março. Os partidos pretendiam derrubar a lei, que entrou em vigor em fevereiro, por entenderem que a Constituição determina que o mínimo seja fixado apenas por lei.

O Advogado-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, defendeu que a lei estabelece apenas um comando para o Executivo. “O que se pretende não é absolutamente delegar ao Executivo a fixação de salário mínimo, mas tão somente determinar ao presidente que, mediante ato administrativo, declare, publique esse valor já fixado, segundo critérios estabelecidos em lei”, disse Adams, lembrando que essa é uma forma transparente de comunicar a política de reajuste do salário mínimo.

O advogado das legendas, Renato Campos, destacou que as questões que permeiam o reajuste do mínimo são imponderáveis e que o Congresso Nacional é o único espaço adequado para discussão política sobre o assunto. “Não pode isso ser reduzido a uma questão de mera equação aritmética”, defendeu, lembrando ainda que a Presidência só poderia determinar reajustes se o Congresso lhe delegar essa função.

Em seu voto, a relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, seguiu as ponderações da AGU, entendendo que a Presidência da República não fixará valores por meio do decreto, apenas seguirá aplicação aritmética dos índices já fixados pelo Congresso Nacional. “Tal decreto não inova a ordem jurídica, tão somente aplica a lei tal como ditado para cada período”, disse a ministra, refutando que a lei abre espaço para abuso no poder de regulamentar do Executivo.

Os únicos votos contrários foram dos ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello, que defenderam atuação prévia do Congresso Nacional na fixação dos valores. “O Congresso não pode apear do poder de tratar a matéria. A Constituição quer a participação anual do Congresso Nacional. Por um ato do presidente toda a Federação será atingida, e toda a economia”, disse Britto ao abrir a divergência. Já Marco Aurélio criticou a “inapetência normativa do Congresso”.

Apesar de ter votado a favor da lei, Gilmar Mendes também destacou sua preocupação com a extrapolação de limites quando os Poderes tratarem do assunto futuramente. “Eu tenho medo que o Congresso passe a aprovar esse tipo de delegação para 2020”, disse o ministro.

*Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Enade: 376 mil devem participar da prova no domingo

As provas começam às 13h (horário de Brasília) e serão aplicadas em 1.365 municípios.

No próximo domingo (6), 376 mil universitários de 8, 8 mil cursos superiores devem participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova é um dos principais componentes dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos superiores.

O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a participação dos alunos selecionados é obrigatória. Quem faltar à prova fica impedido de colar grau e, consequentemente, obter o diploma de conclusão do curso. A partir deste ano, apenas os alunos concluintes farão a prova. Antes, os calouros também tinham que participar, mas a avaliação de ingressantes foi substituída pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado aos alunos no fim do ensino médio.

Este ano participam do Enade alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também serão avaliados estudantes de cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

As provas começam às 13h (horário de Brasília) e serão aplicadas em 1.365 municípios. O aluno pode consultar o local de prova na página do Inep na internet. Também é obrigatório o preenchimento do questionário do estudante utilizado para colher informações sobre o perfil socioeconômico do aluno e das condições da oferta de ensino pelas instituições. Para preencher esse questionário, o inscrito deve acessar a página do Enad na internet.

*Fonte: www.imirante.com

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Piloto erra de aeroporto e pousa em Timon (MA) invés de Teresina (PI)

Um avião Embraer 195 da companhia Azul Linhas Aéreas, que operava o voo 9136, de Fortaleza para Campinas (93 km de São Paulo), com escalas em Teresina e Belo Horizonte, errou o trajeto e foi parar num aeroporto particular em Timon (452 km de São Luís), na tarde deste domingo (30).

A aeronave iria pousar no aeroporto Senador Petrônio Portella, na capital do Piauí, quando teve a rota alterada e pousou no aeroporto privado Domingos Rego. O motivo da troca de aeroportos ainda não foi esclarecido.

Os dois aeroportos ficam a 6 km de distância um do outro, separados pelo rio Parnaíba, que faz a divisa do Piauí com o Maranhão. Pela imagem de satélite, é possível perceber a diferença do entorno dos aeroportos: enquanto o de Teresina (à direita) está cercado por edificações, o de Timon (à esquerda) fica situado na zona rural do município, numa área de vegetação.

Por meio de nota, a Azul Linhas Aéreas informou que o erro no local do pouso foi causado por falha operacional. "Uma vez constatado o equívoco, a tripulação prosseguiu viagem, decolando de Timon e pousando minutos depois no aeroporto Senador Petrônio Portella", disse a empresa.

Segundo a Azul, a chegada do voo a Teresina sofreu atraso de 20 minutos, aterrissando às 13h05 (horário local). A companhia informou ainda que está investigando os fatores que levaram os pilotos a pousarem no aeroporto errado e destacou que, depois de corrigido o equívoco, o voo seguiu viagem normalmente.

"O voo 9136 prosseguiu normalmente em sua programação, decolando rumo a São Luís, Belo Horizonte e Campinas."


*Fonte: www.oimparcial.com.br

Justiça Federal do CE anula 13 questões do Enem para todo o Brasil

Decisão foi em resposta ao MPF que pediu anulação total ou parcial. MEC diz que vai recorrer.

A Justiça Federal no Ceará decidiu anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram antecipadas por um colégio de Fortaleza. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (31) e é válida para todo o Brasil. Cabe recurso.

De acordo com a Justiça Federal, a anulação das 13 questões foi uma resposta à ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que havia pedido a anulação total das provas do Enem ou pelo menos a anulação parcial das questões envolvidas na polêmica.

Foram anuladas as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, da prova amarela do 1º dia, além das questões 113, 141, 154, 173 e 180, da prova amarela do 2º dia.

A decisão foi em resposta a Ação Civil Pública pelo contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que pediu anulação total das provas Enem 2011, realizadas nos dias 22 e 23 de outubro do corrente ano, ou, como alternativa, anulação parcial no que diz respeito às

Outro lado

O MEC considera a decisão excessiva e desproporcional e informou que vai recorrer. O Ministério ainda afirmou que a decisão é injusta e que vai lutar para que ela não se mantenha.

*Fonte: www.imirante.com